O Escorpião e o Sapo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O sapo carregando o escorpião através do rio.

O Escorpião e o Sapo é uma fábula sobre como pessoas cruéis não podem evitar prejudicar os outros, mesmo quando não é do seu próprio interesse.[1]

A fábula[editar | editar código-fonte]

Um escorpião pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que se picar o sapo, o sapo iria afundar e o escorpião iria se afogar. O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas, no meio do caminho, o escorpião acaba por ferroar o sapo, condenando ambos à morte. Quando perguntado pelo sapo por que havia lhe picado, o escorpião responde que esta é a sua natureza e que nada poderia ser feito para mudar o destino.

Origem[editar | editar código-fonte]

Embora a fábula seja por vezes atribuída a Esopo, não aparece nas obras deste autor e a sua origem parece ser muito mais recente, provavelmente do século XX,[2] embora possa ser inspirada em fábulas da Panchatantra.[3]

Referências

  1. (Takeda 2011): em alemão: Die Moral der Fabel besagt: Manche Menschen handeln von Natur aus mörderisch und selbst-mörderisch zugleich.
  2. Giancarlo Livraghi (março de 2007). «The Scorpion and the Frog». Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  3. A.Takeda. «Blumenreiche Handelswege Ost-westliche Streifzüge auf den Spuren der Fabel Der Skorpion und der Frosch» (PDF)