O Simas
Aspeto
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2020) |
O Simas é um romance regional naturalista de Pápi Júnior, editado em 1898. Foi reeditado apenas uma vez em 1975. Lúcia Miguel-Pereira em uma nota de pé de página no seu Prosa de Ficção afirma: "Os casos e deformações literárias sendo mais evidentes nos escritores secundários, convém lembrar O Simas do cearense de adoção Pápi Júnior, que, escrito já em 1898, se enquadra no naturalismo pelas descrições de certas cenas e sobretudo pela importância dada ao temperamento da personagem central, mas cuja trama é do mais puro romantismo."
O autor viria depois, em 1914, a lançar sua segunda obra mais representativa, Gêmeos, de conteúdo romântico. As seguintes não encontram classificação dentro da estética literária.
Referência
[editar | editar código-fonte]- COUTINHO, Afrânio; SOUSA, J. Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. São Paulo: Global.