O Valeroso Lucideno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade na Restauração de Pernambuco é uma obra de Frei Manuel Calado, publicada originalmente em Lisboa, na oficina de Paulo Crasbeeck, em 1648.

Nela, o autor seiscentista faz uma crônica da resistência portuguesa ao invasor neerlandês, à época da segunda das invasões holandesas do Brasil.

A obra, predominantemente em prosa, apresenta caráter clássico e barroco, oscilando entre o criativo poético e a narração histórica laudatória. Em termos de historiografia, a sua importância já havia sido assinalada por Robert Southey ("History of Brazil". Londres, 1810) e por Capistrano de Abreu (Memórias de um frade. in: Revista do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. 1905-06, v. 65, p. 18).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CALADO, Manuel. O Valeroso Lucideno (2 v.). Belo Horizonte: Itatiaia 1987. (Coleção Reconquista do Brasil) ISBN: 1181510007
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.