Obelisco de Livros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obelisco de livros
Obelisco de Livros
Imagem paranômica do monmento.
Patrocinador Prefeitura de Morro Reuter
Construção 2004
Material fibra de vidro, resina, talco industrial e pó de mármore
Altura 11 metros
Local atual Morro Reuter  Rio Grande do Sul
Data de instalação 9 de outubro de 2004.

O Obelisco de livros é um monumento brasileiro ao livro e fica localizado no município brasileiro de Morro Reuter, no estado do Rio Grande do Sul.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

O obelisco foi esculpido pelo astista uruguaio, Gustavo Nakle, é construído em fibra de vidro, resina, talco industrial e pó de mármore e tem sua feitura arquitetônica toda construída em forma de livros empilhados em um ornato em que cada um dos 72 livros formam um bloco do monumento e na página oficial da prefeitura de Morro Reuter tem a seguinte informação: "Foi realizada devido a séria política de leitura que vinha sendo desenvolvida desde a emancipação de Morro Reuter em 1993. Para a sua construção, lançou-se uma campanha, e com o apoio da RBS TV na divulgação, conseguiu-se 54 amigos do livro (escritores, editoras, famílias de Morro Reuter e região), cada uma contribuiu com R$ 450,00. O nome destas pessoas esta impresso na placa que consta na base do monumento"[1].

Referências

  1. Prefeitura de Morro Reuter. OBELISCO DE LIVROS[ligação inativa]. www.morroreuter.rs.gov.br. Acesso em 31 de maio de 2017.