Olimpíada do Conhecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo conceito genérico, veja Olimpíadas de Conhecimento.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas e promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o apoio de mais de 50 empresas e organizações.

A competição tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos. Realizada bianualmente, nos anos pares, o evento teve início em 2001, reunindo estudantes do SENAI e, desde 2008, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Ao final da competição, os melhores classificados são candidatos a vagas na equipe brasileira que participará do Torneio Internacional de Educação Profissional (World Skills), promovido pelo WorldSkills Competition.

Em toda sua história, a Olimpíada do Conhecimento já teve nove edições. A última ocorreu entre os dias 10 e 13 de novembro de 2016, em Brasília.[1] O espaço de 50 mil m² recebeu 118.754 visitantes e 1.200 competidores de 26 unidades federativas em sete áreas tecnológicas, com provas por equipe, avaliações individuais e criação de projetos inovadores.[2]

As edições anteriores [3]aconteceram em:

2016: Brasília (DF) – 9ª Olimpíada do Conhecimento

2014: Belo Horizonte (MG) – 8ª Olimpíada do Conhecimento

2012: São Paulo (SP) – 7ª Olimpíada do Conhecimento

2010: Rio de Janeiro (RJ) – 6ª Olimpíada do Conhecimento

2008: Curitiba (PR) / Blumenau (SC)/ Porto Alegre (RS) – 5ª Olimpíada do Conhecimento

2006: Recife (PE) – 4ª Olimpíada do Conhecimento

2004: Belo Horizonte (MG) – 3ª Olimpíada do Conhecimento

2002: Natal Natal (RN) / Belo Horizonte (MG)/ Rio de Janeiro (RJ) /  São Paulo (SP) / Porto Alegre (RS) – 2ª Olimpíada do Conhecimento

2001: Brasília (DF) – 1ª Olimpíada do Conhecimento

Etapas[editar | editar código-fonte]

A Olímpiada do Conhecimento se divide em basicamente quatro etapas

Etapa Escolar[editar | editar código-fonte]

Fase de seleção dos alunos de cada ocupação nas unidades de ensino, por meio de teste ou histórico escolar e entrevista com os instrutores.

Etapa Estadual[editar | editar código-fonte]

Das disputas entre os melhores alunos dos centros de educação do SENAI de cada unidade da federação saem as equipes que representarão o Estado e na Etapa Nacional.

Etapa Nacional[editar | editar código-fonte]

A Etapa Nacional reúne os melhores alunos do SENAI de todo o país. Os vencedores elevam seus Estados ao pódio e ao topo do ranking brasileiro de formação profissional e tecnologia. Os primeiros colocados de cada modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de excelência (quando o aluno não pega pódio). A chance da conquista de vagas na equipe que vai representar o Brasil no WorldSkills Competition.

WorldSkills Competition[editar | editar código-fonte]

Principal competição internacional de educação profissional e tecnológica, que a cada dois anos ímpares é realizada em um país membro do WorldSkills International. Os candidatos que ganharem a etapa nacional, participam do WorldSkills,se caso a ocupação existir nessa competição. As modalidades que participam do WorldSkills são as voltadas para área tecnológicas. Assim, algumas ocupações como, Segurança do Trabalho, Instrumentação , ... não existem nessa competição. No ano de 2012 a competição reuniu de 5 a 8 de outubro, em Londres, cerca de mil jovens de 51 países.

Predefinição:Conhecimento e tecnologia[editar | editar código-fonte]

  1. «Matéria sobre 9ª Olimpíada do Conhecimento publicada no G1». Consultado em 17 de novembro de 2016 
  2. «9ª Olimpíada do Conhecimento». Consultado em 17 de novembro de 2016 
  3. «História da Olimpíada do Conhecimento». Consultado em 17 de novembro de 2016