Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SENAC
SENAC em Fortaleza
Informação
Tipo de instituição Serviço social autônomo
Fundação 10 de janeiro de 1946 (77 anos)
Orçamento anual 1,5 bilhão (2008)[1]
Afiliações CNC
Diretor(a) Sidney Cunha
Docentes 17.888
Número de estudantes 1.663.685 matrículas (2013)[2]
Página oficial
www.senac.br

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição brasileira de educação profissional aberta a toda a sociedade.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado em 10 de janeiro de 1946 através do decreto-lei 8.621.[3] É uma entidade privada com fins públicos que recebe contribuição compulsória das empresas do comércio e de atividades assemelhadas. A nível nacional é administrado pela Confederação Nacional do Comércio.

Os primeiro cursos ofertados pelo SENAC foram em 1947, foi o curso de Praticante de Comércio e o curso de Praticante de Escritório, destinado a jovens entre 14 e 18 anos. Já para maiores de 18 anos, foram disponibilizados os cursos de Balconista de Tecidos, Calçados e Ferragens, Arquivista e Caixa-Tesoureiro.[4]

Sua missão é desenvolver pessoas e organizações para o mundo do trabalho com ações educacionais e disseminação de conhecimentos em Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Ao longo de 70 anos de atividades, com presença em todos os estados do Brasil, o Senac preparou mais de 40 milhões de pessoas para o setor de Comércio e Serviços, contribuindo para a valorização do trabalhador por meio de sua capacitação profissional em doze áreas de formação incluindo cursos de idiomas.

Através de diferentes modalidades de ensino, dentre as quais destaca-se o programa Senac Móvel, a instituição se faz presente em mais de 1.850 municípios, capacitando para o mercado do trabalho cerca de 1,7 milhões de brasileiros a cada ano.

Atuações[editar | editar código-fonte]

A instituição atua também no ensino superior desde 1989. O Senac mantém o Centro Universitário Senac, que oferece cursos de graduação (bacharelados e de tecnologia) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional e acadêmico). No interior de São Paulo, os dois campi do Senac ficam junto aos hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão — nestes casos atendendo à área de turismo, hotelaria e gastronomia. Na capital paulista, o Senac abriga cursos superiores de todos os segmentos com a mais moderna infraestrutura educacional, incluindo biblioteca com noventa mil itens, centro de gastronomia, centenas de salas de aula, dezenas de laboratórios, centro poliesportivo, centro de convenções e outros ambientes.

Referências

  1. Fórum do Sistema S[ligação inativa]
  2. SENAC. «SENAC em números». Consultado em 31 de dezembro de 2014 
  3. Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas. «Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial». Consultado em 28 de novembro de 2017 
  4. «História do SENAC: Fundação, Missão e Abrangência». Cursos SENAC. Consultado em 9 de dezembro de 2022 


Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.