One California Plaza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
One California Plaza

One California Plaza

História
Arquiteto
Arthur Erickson Architects
Período de construção
1983-1985 (39 anos)
Abertura
1985
Status
Completo
Uso
Escritórios
Arquitetura
Altura
Telhado : 176 m (577 ft)
Área
87,037 m² (936,860 sq ft)
Pisos
42
Elevador
24
Administração
Contratante
The Beck Group (en)
Proprietário
Beacon Capital Partners (en)
Website
Localização
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O One California Plaza é um arranha-céu de 42 andares ee 176 m (577 ft) de altura, localizado em Los Angeles, Califórnia.[1] Atualmente é o 16° edifício mais alto de Los Angeles. Junto com um segundo arranha-céu, o Two California Plaza, faz parte do projeto California Plaza.

O edifício foi concluído em 1985, o One California Plaza possui uma área de 92.144,6 m² de escritórios. As torres foram desenhadas por Arthur Erickson Architects e foi nomeada BOMA Building of the Year em 1989.

História[editar | editar código-fonte]

Projeto[editar | editar código-fonte]

O California Plaza foi um projeto de dez anos e custou US$ 1,2 bilhão. Iniciado em 1983, a torre Two California Plaza foi concluída em 1992 durante uma queda significativa no mercado imobiliário de Los Angeles. A torre abriu com apenas 30% de seu espaço alugado e as taxas gerais de vacância no espaço do escritório no centro da cidade chegaram a 25%. Foram quase 10 anos antes dos altos edifícios serem concluídos em Los Angeles. O projeto California Plaza foi originalmente planejado para incluir três grandes edifícios em vez de dois. O Three California Plaza iria ter 65 andares, sua localização foi planejada ao norte da 4ª St., diretamente em Olive St., e foi planejado para hospedar a sede permanente do Metropolitan Water District.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • no filme Cloverfield de 2008, um Raio atómico de terremoto acaba atigindo e destruindo varias partes do edificio do teto maior para baixo causando uma grande explosao.
    • No jogo de videogame, GTA V, o edifício aparece localizado na cidade fictícia, Los Santos, conhecido como FIB Headquarters (paródia da FBI).
  • O edifício também aparece no filme de 2009, 2012, se colidindo com o Two California Plaza, após um forte terremoto atingir Los Angeles.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «One California Plaza» (em inglês). Skyscraper Center. Consultado em 23 de dezembro de 2019