Oratorio del Santissimo Crocifisso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fachada do oratório.

Oratorio del Santissimo Crocifisso ou Santissimo Crocifisso al Corso é uma igreja na região central de Roma, Itália, perto da igreja de San Marcello al Corso. Servia como oratório e como ponto de encontro para a "Confraternità del SS. Crocifisso", dedicada à devoção do Santíssimo Crucifixo. É conhecida, como o Oratorio del Gonfalone, com quem divide os mesmos artistas, por sua decoração maneirista.

História[editar | editar código-fonte]

O edifício foi construído por Giacomo della Porta em 1568, perto da igreja de San Marcello para a confraternidade, fundada para venerar o crucifixo da igreja vizinha. Ela era composta por alguns dos mais ricos homens de Roma, incluindo o cardeal Ranuccio e Alessandro Farnese, sobrinhos do papa. O tema da decoração interior é o "Triunfo da Cruz". Participaram da obra ainda Giovanni de' Vecchi, Cesare Nebbia, Niccolò Circignani e Cristoforo Roncalli.

Ali se realizaram ainda muitos concertos musicais a partir de 1639, quando as primeiras apresentações de quinze oratórios musicais de Giacomo Carissimi e Emilio de' Cavalieri.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Oratorio del Santissimo Crocifisso