Oswaldo Melantonio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Oswaldo Melantonio (São Paulo, 27 de setembro de 1925 - 23 de novembro de 2018), foi um professor de Oratória e escritor brasileiro.

Na adolescência foi militante de esquerda. Percebendo a importância da comunicação na atividade política, decidiu frequentar diversos cursos de oratória. Em 1944 fundou em São Paulo o Instituto Melantonio com a finalidade original de ministrar cursos voltados à oratória política. Com o crescimento da escola, porém, diversificou paulatinamente sua clientela.

Esteve preso em 1964, ano em que teve início o regime militar. Depois disso o Instituto deixou de ensinar oratória política e passou a direcionar seus cursos às áreas acadêmica e de negócios. No final da década de 1970 o ex-presidente Jânio Quadros, então afastado da vida política, chegou a ministrar aulas no Instituto durante um ano.[1]

Em 1985, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rogê Ferreira, mas o titular renunciou em apoio a Fernando Henrique Cardoso.

O Instituto Melantonio deixou de funcionar na década de 1990, após mais de 50 anos de atividade, mas Oswaldo Melantonio seguiu ministrando cursos e palestras nos anos subsequentes. Calcula-se que mais de trezentas mil pessoas tenham estado presentes a ao menos uma aula ou palestra sua [2]. O professor Reinaldo Polito, seu discípulo mais conhecido, é considerado o continuador de sua obra.

Referências

  1. http://www.facasper.com.br/cultura/site/entrevistas.php?id=182
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de junho de 2009. Arquivado do original em 28 de janeiro de 2006 

Fontes consultadas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.