Ott-Heinrich Keller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ott-Heinrich Keller
Ott-Heinrich Keller
Nascimento 22 de junho de 1906
Frankfurt am Main
Morte 5 de dezembro de 1990 (84 anos)
Halle an der Saale
Nacionalidade Alemanha Alemão
Orientador(es)(as) Max Dehn
Campo(s) Matemática

Eduard Ott-Heinrich Keller (Frankfurt am Main, 22 de junho de 1906Halle an der Saale, 5 de dezembro de 1990) foi um matemático alemão.


Obras[editar | editar código-fonte]

Conjetura de Keller[editar | editar código-fonte]

Keller afirmou que ao cobrir espaço bidimensional com dois quadrados bidimensionais pelo menos dois destes quadrados vão partilhar um dos lados. Este princípio seria válido para todos os espaços de todas as dimensões. Por exemplo, num espaço com 12 dimensões, ‘quadrados’ de 12 dimensões iriam também ‘tocar-se’ numa das arestas. Vários especialistas foram desmontando o argumento e provando que o conceito poderia ser verdadeiro, mas só até à sétima dimensão e que para lá dessa, deixava de se aplicar. Em 2019, um modelo matemático desenhado por uma rede de 40 computadores revelou que sim, o princípio é verdadeiro também na sétima dimensão. Joshua Brakensiek da Universidade de Stanford, Marijn Heule e John Mackey da Universidade Carnegie Mellon e David Narváez do Instituto de Tecnologia Rochester publicaram o seu trabalho em outubro de 2019 e explicam que usam o poder computacional desta rede para provar que a conjetura se aplica até à sétima dimensão.

Na década de 1940, Oskar Perron provou que o princípio de Keller era verdadeiro para as dimensões três a seis. Mais de 50 anos depois, na década de 1990, uma nova geração de matemáticos fez a contraprova e Jeffrey Lagarias e Peter Shor provaram que a conjetura seria falsa da dimensão dez em diante, em 1992, explica a Wired. Por ser falso para uma dimensão, vai ser necessariamente falso para as dimensões superiores também. Em 2002, o mesmo John Mackey provou que o argumento não se aplicava também à dimensão oito, eliminando também a dimensão nove[2].

Quelle[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Keller verwendet die Schreibweise homoiomorph für homöomorph
  2. «The Resolution of Keller's Conjecture» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.