Saltar para o conteúdo

Ovo de Páscoa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ovo de pascoa
Linha 1: Linha 1:
samuel e o menino mail lindo :D
{{minidesambig2|pelo ovo de páscoa virtual|Ovo de páscoa (virtual)|o ovo colorido da Ucrânia|Pêssanka}}

[[Imagem:Easter-Eggs-1.jpg|thumb|200px|Ovos de páscoa.]]

O '''Ovo de Páscoa''' é um [[chocolate]] em formato de ovo, geralmente oco e recheado com bombons ou prêmios. Costuma ser envolto por cambiantes papéis laminados, e distribuído como presente aos amigos e crianças nas festividades da [[Páscoa]] [[cristianismo|cristã]].

== Origem ==
[[Imagem:Drapanka001.jpg|thumb|300px|Ovo de páscoa]]
Os ovos de chocolate ou ovos de [[Páscoa]] são uma tradição milenar relacionada ao [[cristianismo]]. Costumava-se pintar um [[ovo]] oco de [[galinha]] de [[cor]]es bem alegres, pois a [[Páscoa]] é uma data festiva que comemora a [[ressurreição]] de [[Jesus Cristo]], sendo o [[ovo]] um símbolo de nascimento. Outros povos como os [[grego]]s e os [[egípcio]]s também coloriam [[ovos]] de [[galinha]] oco, porém em datas diferentes.

O ovo é símbolo bastante antigo, '''anterior ao Cristianismo''', que representa a fertilidade e a renascimento da vida. '''Muitos séculos antes do nascimento de Cristo''', a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Colorir e decorar ovos é um costume também bastante antigo, praticado no Oriente. Nos países da Europa de Leste, os ortodoxos tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em obras de arte. Da Rússia à Grécia, os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho. Já na Alemanha, a cor dominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira Verde. Na Bulgária, em vez de se esconder os ovos, luta-se com eles na mão. Há verdadeiras batalhas campais. Toda a gente tem de carregar um ovo e quem conseguir a proeza de o manter intacto até ao fim será o mais bem sucedido da família até à próxima Páscoa.

'''''Nota :''''' Para os [[egípcio]]s, os símbolos da ressurreição eram o [[lótus]] e o [[escaravelho]], relacionados ao deus [[Osíris]].

{{esboço-cul}}

[[Categoria:Gastronomia da Páscoa]]
[[Categoria:Chocolate]]

[[bat-smg:Margotē]]
[[cs:Kraslice]]
[[da:Påskeæg]]
[[de:Osterei]]
[[el:Πασχαλινά αυγά]]
[[en:Easter egg]]
[[eo:Paska ovo]]
[[es:Huevo de Pascua]]
[[fi:Pääsiäismuna]]
[[fo:Páskaregg]]
[[fr:Œuf de Pâques]]
[[he:ביצת פסחא]]
[[id:Telur Paskah]]
[[io:Paskala ovo]]
[[it:Uovo di Pasqua]]
[[ja:イースター・エッグ]]
[[lb:Ouschteree]]
[[nl:Paasei]]
[[nn:Påskeegg]]
[[no:Påskeegg]]
[[pl:Pisanka]]
[[ru:Пасхальное яйцо (Праздник Пасхи)]]
[[simple:Easter egg]]
[[sl:Pirh]]
[[sv:Påskägg]]
[[uk:Писанка]]
[[zh:复活节彩蛋]]

Revisão das 23h56min de 7 de abril de 2009

samuel e o menino mail lindo :D