Pacto nuclear entre os Estados Unidos e a Índia
Aparência
Este artigo não cita fontes confiáveis. (dezembro de 2012) |
| U.S.–India Civil Nuclear Agreement 123 Agreement | |
|---|---|
| Criado | 18 de julho de 2005 |
| Assinado | 10 de outubro de 2008 |
| Local | Washington, D.C. |
| Signatário(s) | |
| Partes | |
| Língua(s) | Inglês |
O Pacto Nuclear entre os Estados Unidos e a Índia (U.S.–India Civil Nuclear Agreement) foi firmado entre o Presidente estadunidense, George W. Bush, e o Primeiro-ministro indiano Manmohan Singh em 2005, tendo sido assinado posteriormente por Condoleezza Rice e Pranab Mukherjee, em 2008.
O Pacto, aprovado pela Agência Internacional de Energia Atômica, tem por objetivo ampliar a cooperação no desenvolvimento da tecnologia nuclear entre os dois países. Na política externa, este é visto como um divisor de águas nas relações entre os dois países e, de certa maneira, introduziu novo conceito aos esforços pela não proliferação de armas nucleares.