Painel do Arcebispo (Painéis de São Vicente de Fora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde setembro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Ambox question.svg
Esta página ou seção carece de contexto (desde setembro de 2010).

Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e direta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado.

O Painel do Arcebispo, no políptico de S. Vicente, que se pensa representar a vergonhosa derrota política de Afonso V.

O Painel do Arcebispo é um dos seis que constituem os Painéis de São Vicente de Fora, de Nuno Gonçalves.

A imagem central[editar | editar código-fonte]

De novo, a imagem central de ar censório, que se pensa que seja ou São Vicente ou o Anjo de Portugal, com bastão da Justiça nas mãos, como se admoestasse a figura que se ajoelha perante ele.

D. Afonso V, ajoelhado[editar | editar código-fonte]

Em simetria com o garboso D. Afonso V do "Painel do Infante", está agora um homem mais envelhecido, ar tristonho, ajoelhando-se em penitência. D,. Afonso V, o Africano, que atraiçoara a herança de Aviz, que combatera e provocara a morte do seu tio D. Pedro; e acabaria os seus dias arrependido de todos os seus erros enquanto Rei. Aos seus pés, uma corda enrolada, representando a unidade da nação, ameaçada pelas cedências excessivas à traidora casa de Bragança, bem como pelas derrotas militares em Castela/Espanha.

D. João II, adulto[editar | editar código-fonte]

Em simetria com a criança do "Painel do Infante", está agora um adulto sereno e confiante, também ele de barrete composto (agora preso por atilhos, e não botões). Futuro Rei conhecido como "El Hombre", rodeiam-no homens armados e vestidos de armadura, os soldados que fielmente seguiam D. João II e por ele combateram na batalha de Toro e demais - sempre vitorioso!