Palazzo Nuñez Torlonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Palazzo Nuñez-Torlonia)
Gravura do Palazzo Nuñez (1699). A fachada na Via de Condotti à esquerda e a da Via Bocca di Leone à direita.

Palazzo Nuñez Torlonia é um palácio neorrenascentista localizado na altura do número 78 da Via Bocca di Leone, ocupando o quarteirão inteiro entre a Via dei Condotti e a Via Borgognona, no rione Campo Marzio de Roma[1].

História[editar | editar código-fonte]

Em 1660, Giovanni Antonio de' Rossi construiu este palácio para o marquês Francesco Nuñez-Sanchez[2], membro de uma família de origem espanhola que vivia em Roma desde a época do papa Alexandre VI (r. 1492-1503), na Via dei Condotti[3]. Participaram da decoração Giovanni Francesco Grimaldi em colaboração com Giacinto Calandrucci ("Histórias de Cristo e Pedro" no piso nobre)[1]. O palácio passou dos Nuñez para Luciano Bonaparte, depois ao irmão dele, Jerônimo Bonaparte, rei de Westfália, que, por sua vez, o passou para Marino Torlonia, duque de Poli, da família Torlonia em 1842. Marino encomendou uma grande renovação do interior, com novas abóbadas em estuque e magníficas estátuas e baixos-relevos nos desembarques das escadarias, e modificou a fachada dando-lhe um aspecto mais austero (com exceção do beiral, que manteve sua elaborada decoração)[3]. O palácio foi ampliado na direção da Via Bocca di Leone e um amplo pátio interno foi projetado por Antonio Sarti, mais conhecido pela Nuova Fabbrica del Tabacco, no Trastevere, e pela igreja de San Salvatore in Terracina, entre a estrutura mais antiga e a mais nova. Ele também substituiu as balaustradas em mármore carrara por outras mais rústicas em travertino e construiu um novo portal na Via Bocca que dá acesso a um pequeno átrio e depois ao espaçoso pátio interno, que se destaca por seu jardim decorado com uma harmoniosa fonte rodeada por uma luxuriosa vegetação[3].

Ali morreu Leopoldo Torlonia, prefeito de Roma, destituído pelo primeiro-ministro Francesco Crispi depois de ter expressado a congratulação dos romanos ao papa Leão XIII por ocasião do Jubileu sacerdotal de 1887. Por um curto período, o espaço à frente do palácio foi chamado de Piazza Torlonia[2].

Os Torlonia queriam palácios e villas similares aos das mais antigas e nobres famílias romanas e, por isto, adquiriram diversas estátuas e relevos antigos para complementar uma coleção de cópias modernas, o que é particularmente evidente na decoração da Villa Torlonia in Via Nomentana[3]. O edifício ainda hoje é a residência da família em Roma.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Palazzo Nunez Torlonia» (em italiano). InfoRoma 
  2. a b «Via Bocca di Leone» (em italiano). Roma Segreta 
  3. a b c d «Chiesa della SS. Trinità» (em inglês). Rome Art Lover