Palmelense Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Palmelense Futebol Clube é um clube desportivo português, localizado na vila de Palmela, distrito de Setúbal. A prática desportiva começou no Campo Cornélio Palma, mas devido ao elevado número de atletas, o Palmelense Futebol Clube utiliza também o relvado do Complexo Desportivo Municipal de Palmela.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado oficialmente no dia 8 de Abril de 1924. Como na época estava em organização a criação da Associação de Setúbal, foi o Palmelense um dos nove clubes fundadores da AFS. Entre seus fundadores estão: Doménico Fidalgo, Abílio Coelho, Tomáz Duarte, Pedro Mares, Garibaldy Pinto, Dâmaso, Zé Carneiro, Lúcio Silva e muitos mais, sem jogar, mas apoiando na retaguarda tais como Manuel Lopes, Xavier Santana e João Caçarino.

O campo do clube recebeu o nome de Cornélio Palma, em homenagem a um antigo soldado romano da região. Com o aparecimento da equipa de futebol, seguiram-se as participações nos campeonatos da Associação de Futebol de Setúbal, na maioria na 1ª divisão, passando esporadicamente pela 2ª, onde conquistou o titulo de campeão por três vezes. Numa fase de maior esplendor, disputou diversos anos o campeonato nacional da 3ª divisão e tendo estado na 2ª divisão nacional na época de 1946/47 com um grupo exclusivamente de Palmela com a excepção de Maximino, jogador-treinador.

O Palmelense também disputou torneios de de andebol em diversos escalões, quer femininos, quer masculinos; no basquetebol feminino; atletismo com um campeão nacional – Daniel Pó; ciclismo que durante muitos anos coleccionou troféus em todas as provas em que participava, tendo mesmo saído daqui um posterior vencedor da Volta a Portugal; ténis de mesa com o Ernesto Papa como principal animador; Xadrez, damas e outras mais terão surgido esporadicamente com passagens fugazes.

Em maio de 2019, houve eleições para a diretoria do clube, onde o então presidente foi derrotado pelo candidato da oposição, por 151 votos a 48.[1]

Liga[editar | editar código-fonte]

Campo de Jogos[editar | editar código-fonte]

Campo Cornélio Palma, com lotação para 500 espectadores. O campo sintético foi inaugurado em Dezembro de 2015, e existem planos para relvar o campo pelado de futebol de 7.

Equipas[editar | editar código-fonte]

O Palmelense tem uma escola de formação de futebol onde existem bastantes Atletas, divididos por vários escalões.

Os escalões são Petizes, Traquinas, Benjamin's, Infantis, Iniciados, Juvenis, Júniores, Seniores e também equipas de futebol Feminino.

Referências

  1. Diário da Região. «Carlos Valente foi eleito presidente da direcção para os próximos dois anos». Consultado em 14 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]