Paróquia Imaculada Conceição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paróquia Imaculada Conceição
Tipo
Religião Igreja Católica Romana
Diocese Diocese de Caxias do Sul
Geografia
País  Brasil
Região Rio Grande do Sul

Paróquia Imaculada Conceição, ou conhecido por muitos como Igreja dos Capuchinhos[1] é uma igreja franciscana localizada na cidade de Caxias do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Paróquia Imaculada de Caxias do Sul, conhecida como a Igreja dos Capuchinhos, a Paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Rio Branco, foi construída a partir de parcerias.

As ações religiosas no bairro começaram a se desenvolver a partir da década de 1930. Foi quando a ordem religiosa dos freis capuchinhos se instalou na cidade e plantou entre os moradores do Rio Branco o desejo de transformar a pequena capela em paróquia.

O objetivo foi concretizado em 8 de dezembro de 1949, quando a igreja passou a congregar as comunidades da região. O atual pároco, frei Jaime Bettega, conta que a primeira igreja, fundada um ano antes, funcionava onde hoje está o Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio, atrás da sede atual:

— A participação de fiéis nas atividades da igreja à época dava a sensação entre os frequentadores de que, em breve, seria necessária a ampliação do templo ou a construção de um novo.

Isso aconteceu em agosto de 1954, quando o aterro da área para a nova sede começou a ser feito. As mesmas pessoas que frequentavam as missas e festas na pequena igreja se mobilizaram para erguer o novo templo. A mão de obra era a principal ajuda vinda da população. Devido a dificuldades financeiras, a construção foi interrompida por quatro anos, sendo retomada em 1958. A inauguração da igreja ocorreu em 8 de dezembro de 1961.

Referências

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.