Paróquia São José do Belém

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Igreja São José do Belém.jpg

A Paróquia São José do Belém pertence ao setor Belém da Arquidiocese de São Paulo, foi criada em 14 de julho de 1897 no largo São José do Belém, Belenzinho, cidade de São Paulo, Brasil, conforme decreto lavrado pelo Bispo D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque, onde outrora abrigava a Necrópole do Brás. No cemitério havia uma pequena capela, e partir do decreto ela passou a desfrutar de todos privilégios que cabem a uma igreja matriz.

A construção de um novo templo se deu início com o Pe. Candido José Correia, em 1 º de janeiro de 1904 foi constituída uma comissão para isso:

Presidente: Comendador José Monteiro Pinheiro;

Vice- Presidente: Vereador Antonio Batista da Costa;

1º Secretário: Antonio Gonçalves de Campos;

2º Secretário: João Luis Coelho;

Tesoureiro: Pascoal Colângelo.

Alguns outros que assinaram a lista de contribuintes:

Francisco Monteiro de Castro, Joaquim P. dos Santos, Antonio do Espírito Santo Rodrigues, Manuel Paiva Ramos, Francisco Guedes, Antonio Francisco de Oliveira, Giovanni Mármore, Ferrante Rossi, José Augusto Vaz Ferreira, Bernardino Fernandes, Clemente Alfano, Pedro Campanella, Filipe Juvêncio P. da Silva, Rafael Parente, Silvério Alfano, Francisco Inácio Toledo Barbosa e Pedro Sibelli.

A pedra fundamental foi abençoada no dia 4 de junho de 1905.

Em 14 de agosto de 1908 já foi possível celebrar a primeira missa no local.

O Santíssimo Sacramento foi translado na data de 15 de agosto de 1908.

Em 16 de novembro de 1919 foi inaugurada as naves centrais e laterais da igreja.

Os vitrais da Capela-Mor foram oferecidos pelo Coronel Batista da Costa, vereador. Os sinos foram doados: dois por D. Brasilina Paiva Ramos, dois por Julio Costa e família e os dois últimos pelos farmacêuticos César Pires e Dr. Antônio Teixeira, um cada. O altar da Capela do Santíssimo foi doado por Paulo Paiva Ramos e a imagem por Dr. Aparício Luis Pugliese.

Foi oficialmente inaugurada em 15 de agosto de 1987, nessa data houve um batizado, já o primeiro casamento foi celebrado em 4 de setembro de 1987.[1][2]

Até a década de 1970, a igreja era conhecida por manter intacta diversas pinturas do século XIX em quadros e nas paredes. Todavia, boa parte desse material foi perdido durante as reformas realizadas na década de 1970.

Vale ressaltar que a Igreja não perdeu sua importância por conta disso, pelo contrário, ainda representa uma edificação emblemática no bairro do Belenzinho. No dia de São José, 19 de março, acontece o festival de São José. Passam pelo local milhares de pessoas, o que configura em uma atração turística local muito importante.


.


Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Paróquia São José do Belém
  1. Penteado, Jacob. ([1962]). Belenzinho, 1910 retrato de uma época. [S.l.]: Martins. OCLC 948437453 
  2. «São José do Belém». Arquidiocese de São Paulo. 28 de agosto de 2014. Consultado em 1 de setembro de 2019