Parque do Pedroso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Parque Natural Municipal do Pedroso[editar | editar código-fonte]

O Parque Natural Municipal do Pedroso é uma Unidade de Conservação de proteção integral (definição dada pelo SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

Localizada no município brasileiro de Santo André, São Paulo, tem uma superfície de aproximadamente 812 hectares e abriga importantes mananciais e trata-se de um rico fragmento de Mata Atlântica.

O Parque Natural Municipal do Pedroso foi estabelecido como Unidade de Conservação de Proteção Integral por força da Lei Municipal nº 7733/98 e suas alterações, onde recebeu essa nomenclatura por força da Lei Municipal 8.881/06 em razão do seu enquadramento na categoria de Parque Natural, conforme Lei Federal nº 9985/00 de 18/08/2000 que instituiu o SNUC.

A vegetação predominante desta Unidade de Conservação é de Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa Montana) em estágio secundário médio de regeneração, segundo classificação da resolução CONAMA nº 1 de 31 de janeiro de 1994 e resolução conjunta SMA/IBAMA nº1 de 17 de fevereiro de 1994.

A historia do parque natural do pedroso apresenta três momentos. O primeiro com a desapropriação na década de 40 e abertura da área a visitação publica na década de 70.

ATRAÇÃO DO PARQUE NA DÉCADA DE 80....

Em 3 de janeiro de 1979, a Prefeitura firma contrato para instalação de um teleférico no Parque do Pedroso. Em 13 de janeiro de 1979 Grillo autoriza início das obras do teleférico no Parque do Pedroso. Sistema será semelhante ao de Hong Kong.

Em 1o. de maio de 1982, o Prefeito Lincol dos Santos Grillo, inaugura o teleférico.

O teleférico do Parque do Pedroso era uma atração turística de Santo André. O teleférico foi sucateado em 1990, e possuía 180 metros de altura da sua marquise ate a terceira torre, e 1,5 km de extensão.

VAMOS PROTEGER E NÃO DESTRUIR....

O Parque Natural do Pedroso, localizado na estrada do Pedroso, foi instituído em 1998, com a conservação de proteção integral.

Ele obteve grande importância na década de 1970, devido a sua preservação além das suas intervenções como implantação de palcos para shows, teleférico com três estações mais atuais da época, além de ser projetado pelo arquiteto Ruy Oktake, pedalinhos, lanchonetes e outros diversos itens, que o deixaram atraentes e turísticos.

Atualmente o Parque encontra-se totalmente abandonado e esquecido pela suas administrações,com a falta de manutenção dos equipamentos levou a deterioração e enquanto existiu fez a sua parte no nascente do grande ABC.

Antes mesmo de entrar no Parque Pedroso, em Santo Andre já é possível notar o abandono do local , a ponte de madeira que da acesso aos equipamentos públicos está quebrado há mais de um ano sem previsão de concertos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

.. Infraestrutura do Parque: Ampla área arborizada com rica vegetação nativa, variada fauna (especialmente aves), playground, campos de futebol, quadras para prática de esportes, uma cancha de bocha, quiosque com churrasqueiras, alamedas/trilhas para caminhada Além de representarem um rico fragmento da Mata Atlântica, os 842 hectares do Parque Natural do Pedroso guardam 15 lagos, 37 nascentes, cachoeira e estão inseridos na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Bacia da Billings, Sub-Bacia do Rio Grande