Partido Democrático da Guiné Equatorial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Democrático da Guiné Equatorial
Partido Democrático de Guinea Ecuatorial
Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo
Secretário-geral Jerónimo Osa Osa Ecoro
Fundação 11 de outubro de 1987
Sede Malabo
Ideologia Nacionalismo Africano
Autoritarismo
Militarismo
País Guiné Equatorial
Câmara dos Deputados
99 / 100
Senado
70 / 70
Página oficial
https://www.pdge-guineaecuatorial.com/
Política da Guiné Equatorial



O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE) é um partido político da Guiné Equatorial, que governa o país desde a sua criação em 11 de outubro de 1987 e até 1991 em qualidade de partido único. Seu secretário geral é Jerónimo Osa Osa Ecoro e seu presidente e fundador Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.[1][2]

Além do mais conta com uma Junta Executiva Nacional integrada por Agustín Nze Nfumu, Teresa Efua Asangono, Francisco Pascual Obama Asue,[3] Angel Serafin Seriche Dougan, Secundino Nvono Avomo, Clemente Engonga Nguema Onguene, Santiago Nsobeya Efuman, Alejandro Evuna Owono Asangono, Antonio Pedro Oliveira Borupu e a Primeira Dama Constancia Mangue.

O partido nasceu logo de um decreto da Presidência da Republica no dia 4 de junho de 1986, onde foi criado um comitê organizador de cara ao seu desenvolvimento. Em 9 de fevereiro de 1987, um novo decreto dissolveu o comitê organizador e criou o comitê eventual. O partido foi apresentado oficialmente dia 11 de outubro desse mesmo ano no Cine Marfil de Malabo. O congresso constituinte celebrado na cidade de Bata, então capital da Guiné Equatorial nos dias 11 ao 16 de outubro de 1988 é considerado o primeiro congresso do partido.

Até as eleições de 1993, foi o único partido representado no parlamento. Na atualidade ocupa 99 dos 100 escanos da câmara dos deputados, órgão legislativo do pais. Conta além do mais com a totalidade das cadeiras do senado do pais.

Ver mais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «PDGE Partido Democrático de Guinea Ecuatorial» (em espanhol). PDGE Partido Democrático de Guinea Ecuatorial. Consultado em 2 de fevereiro de 2021 
  2. «April 2016» (em inglês). Rulers. Consultado em 2 de fevereiro de 2021 
  3. «June 2016» (em inglês). Rulers. Consultado em 2 de fevereiro de 2021