Partido Operário Revolucionário (Grécia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Partido Operário Revolucionário da Grécia (grego: Εργατικό Επαναστατικό Κόμμα , Ergatiko Epanastatiko Komma , EEK ) é um partido político trotskista da Grécia. Fundado em 1985, participa das eleições de forma independente,[1] desde a sua saída da Frente de Esquerda Radical (Μέτωπο Ριζοσπαστικής Αριστεράς , transl. Metopo Rizospastikis Aristeras, MERA) nas eleições de 2009.[2]

O EEK atua esporadicamente com a Frente da Esquerda Anticapitalista Grega (Αντικαπιταλιστική Αριστερή Συνεργασία για την Ανατροπή , ANTARSYA), à qual o restante do MERA se ligou em 2009.[3]

O jornal do partido é o Νέα Προοπτική (Nea Prooptiki; em português, 'Nova Perspectiva'). Outra das suas publicações é Επαναστατική Μαρξιστική Επιθεώρηση ( Epanastatiki Marxistiki Epitheorisi; em português, Opinião Marxista Revolucionária), que é a sua revista teórica. O EEK também publica textos marxistas clássicos.

Sua seção juventude é a Οργάνωση Επαναστατικής Νεολαίας (Organização Revolucionária da Juventude, OEN).[4] A revista mensal da OEN é a Κονσερβοκούτι (transl. Konservokouti; em português, A Lata, título que ridiculariza a propaganda da extrema-direita, a qual alega, há décadas, que a esquerda usava latas de conservas para cortar a garganta de seus oponentes durante a Guerra Civil grega).

O Secretário-geral da EEK é Savas Mihail Matsas , ex-secretário do Comitê Internacional da Quarta Internacional .

O EEK é a seção grega da Coordenação para a Refundação da Quarta Internacional .

Referências

  1. Nota Eleitoral do EEK (em grego), Home page do EKK, página visitada em 11/02/2014
  2. Resolução do 9º Congresso do EEK (em grego), dezembro de 2004, página visitada em 11/02/2014
  3. «EEK responde o chamado da ANTARSYA». ANTARSYA. 10 de Outubro de 2013. Consultado em 11 de fevereiro de 2014 (em grego)
  4. Artigos da OEN (em grego), página visitada em 11/02/2014