Paseo de la Reforma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paseo de la Reforma
Cidade do México, D.F,  México
Paseo de la Reforma
O Paseo de la Reforma na região de Chapultepec.
Nomes anteriores Paseo de la Emperatriz
Tipo Boulevard
Inauguração 1860s
Extensão 14 km
Largura da pista 40 m
Início Eje 2 norte Manuel González (norte)
Fim Carretera Federal 15 (sul)

O Paseo de la Reforma ou Avenida de la Reforma (em português: Passeio da Reforma) é uma importante avenida de 12 km na Cidade do México,[1] baptizada em homenagem às importantes alterações políticas que sucederam no virar da década de 1850 que culminaram nas reformas políticas do presidente Benito Juárez. A avenida foi inicialmente projectada para ligar o Castelo de Chapultepec ao Palácio Nacional, no centro.

No extremo que liga a Chapultepec, a avenida tem início no monumento aos Niños Héroes — os heróicos cadetes da batalha de Chapultepec — passando pela Zona Rosa, e através da Avenida Juárez e R. Francisco I. Madero, para o Zócalo. Extensões modernas prolongam-na, para nordeste, até Tlatelolco, onde se divide para nordeste em direcção a Calzada de Guadalupe e Calzada de los Misterios, até chegar a La Villa; ao longo de toda a avenida, são homenageados vários nomes da História do México, como Cuauhtémoc, Simón Bolívar, José de San Martín e Cristóvão Colombo.

É cruzada pela Avenida de los Insurgentes, uma outra avenida, de 28,8 km, e a sua extensão liga a zona norte da cidade à zona sul; no centro, instalaram-se vários hotéis e restaurantes de luxo com variadíssimas atracções turísticas. Esta avenida tornou-se uma passagem tradicional para manifestações e protestos, cuja maioria dos acontecimentos se passam entre El Ángel de la Independencia e o Zócalo, ou entre o Zócalo e Los Pinos. Alguns edifícios notáveis instalados ao longo da via são a Torre Mayor, a Torre HSBC.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Paseo de la Reforma». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 26 de novembro de 2019 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Paseo de la Reforma