Patricio Pitbull

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Patrício Pitbull)
Patrício Freire
Informações
Nascimento 7 de julho de 1987 (36 anos)
Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Outros nomes Pitbull
Residência Natal, RN
Parentes notáveis Patricky Pitbull, irmão
Altura 1,66 m
Peso 66 kg
Divisão Penas
Posição Ortodoxo
Luta por Natal, Rio Grande do Norte
Equipe Pitbull Brothers
Graduação      Faixa-preta de jiu-jítsu brasileiro
Período em
atividade
2004–presente
Cartel nas artes marciais mistas
Total 37
Vitórias 33
Por nocaute 11
Por finalização 12
Por decisão 10
Derrotas 4
Por nocaute 1
Por decisão 3
Ligações externas
Página oficial
Cartel no MMA pelo Sherdog

Patrício Freire, mais conhecido com Patricio Pitbull (Mossoró, 01987-07-07 7 de julho de 1987) é um lutador de MMA brasileiro e duplo-campeão simultâneo do Bellator MMA, possuindo os cinturões peso-pena e leve da mesma organização. É o 3° brasileiro campeão do Bellator e irmão do lutador peso-leve do Bellator Patricky Freire.

Carreira no MMA[editar | editar código-fonte]

Bellator MMA[editar | editar código-fonte]

Após um cartel impressionante nos eventos promocionais brasileiros, ele fez sua estréia nos EUA em 22 de Abril de 2010 no Bellator MMA no Torneio de Penas da Segunda Temporada.

Nas quartas de final, no Bellator 15 ele venceu Will Romero por Finalização no primeiro round. No Bellator 18, derrotou nas semi-finais o também Brasileiro e ex-Campeão Peso Pena do EliteXC, Wilson Reis.

Na final enfrentou Joe Warren em 24 de Junho de 2010, no Bellator 23. Freire perdeu por uma Decisão Dividida controversa.

No Torneio de Penas da Quarta Temporada, Freire venceu Georgi Karakhanyan e Wilson Reis (em uma revanche de sua luta no ano anterior, a qual havia vencido) por Nocaute no terceiro round para avançar para a final do Torneio de Penas.

Freire enfrentou Daniel Straus na Final do Torneio de Penas da Quarta Temporada no Bellator 45. Freire venceu a luta por Decisão unânime.

Freire teria sua revanche contra Joe Warren pelo Cinturão Peso Pena, porém quebrou a mão nos treinamentos.

Freire enfrentou Pat Curran no Bellator 85, pelo Cinturão Peso Pena do Bellator. Ele perdeu uma contestada Decisão Dividida.

Freire se recuperou da derrota ao nocautear Jared Downing em 31 de Julho de 2013 no Bellator 97.

Freire enfrentou o veterano do UFC e WEC Diego Nunes, nas quartas de final do Torneio de Penas da Nona Temporada no Bellator 99. Ele venceu por nocaute no primeiro round. Ele ainda derrotou Fabrício Guerreiro por decisão no Bellator 103 e Justin Wilcox por nocaute técnico no Bellator 108 para vencer o torneio.

Ele teria sua revanche contra Pat Curran pelo Cinturão Peso Pena do Bellator no Bellator 121, no entanto, uma lesão de Curran adiou a luta. A luta foi então remarcada para 5 de Setembro de 2014 no Bellator 123. Patrício venceu a luta por decisão unânime e ganhou o Cinturão Peso Pena do Bellator.

Sua primeira defesa de cinturão foi uma revanche contra o americano e ex-campeão Daniel Straus em 16 de Janeiro de 2015 no Bellator 132. Desta vez, venceu por finalização com um mata leão no quarto round.

Pitbull era esperado para defender seu cinturão contra o ex-Campeão Peso Pena do WSOF Georgi Karakhanyan em 19 de Junho de 2015 no Bellator 138.[1] No entanto, uma lesão fez Karakhanyan se retirar da luta e ser substituído pelo alemão Daniel Weichel.[2] Após quase ser nocauteado no fim do primeiro round e no fim do segundo, Freire conseguiu nocautear Weichel com um soco, conseguindo uma grande reviravolta e mantendo seu título.

Na terceira luta contra Daniel Straus em 6 de Novembro de 2015 no Bellator 145, Patrício perdeu o cinturão por decisão unânime.

Patricio se recuperou com uma vitória por finalização sobre o americano Henry Corrales no Bellator 153 em 22 de abril de 2016. O Bellator então marcou uma superluta contra o ex-campeão do Ultimate Fighting Championship e World Extreme Cagefighting Benson Henderson no peso leve, a primeira luta de Pitbull fora dos pesos pena na organização. O vencedor desafiaria o então campeão do peso na organização, Michael Chandler.

Patricio dominou o combate com Henderson até quebrar a perna ao chutar a perna de seu adversário no segundo round. A luta ocorreu no Bellator 160 em 26 de agosto de 2016.

Em 21 de abril de 2017, Pitbull enfrentou Daniel Straus pela quarta vez, na primeira defesa de cinturão do americano desde que conquistou o título. Desta vez Patricio não deu chances para Straus, controlando toda a luta e vencendo por finalização no segundo round para se tornar duas vezes campeão mundial pela organização.

Devido a lesões, o brasileiro teve seu segundo confronto contra Daniel Weichel, que ocorreria em Israel, em Novembro de 2017, adiado para 14 de julho de 2018 no Bellator 203. Patricio venceu a luta por decisão dividida, embora o presidente da organização, Scott Coker tenha mencionado em entrevistas que não entendeu um dos juízes ter pontuado a luta a favor do alemão, considerando a vitória do brasileiro bastante clara.

O Bellator não demorou a marcar a próxima luta de Pitbull. Em 15 de novembro de 2018, Freire enfrentou o desafiante número um Emmanuel Sanchez e, em luta empolgante, venceu o americano por decisâo unânime dos juízes.

Em fevereiro de 2019 o Bellator anunciou a renovação dos contratos de Patricio e seu irmão Patricky Freire e não tardou a anunciar o combate de Patricio contra o campeão dos Pesos Leve, Michael Chandler. A mídia especializada e fãs definiram a luta como um confronto entre os dois melhores lutadores da história da organização, com o título de melhor da história em jogo, além do título do americano. Ambos foram ao combate detendo os recordes de maior número de vitórias na organização e maior número de vitórias em lutas por cinturão, entre outros. Com o histórico envolvendo os atletas - Chandler derrotou duas vezes Patricky, irmão mais velho de Patricio - a troca de farpas entre os dois para promoção da luta foi grande. Scott Coker, presidente da organização, apontou que esta poderia ser uma das melhores lutas já vista.

Em 11 de maio de 2019, Patricio e Chandler se enfrentaram em Chicago, Illinois. Contrariando as expectativas da maioria dos jornalistas, Pitbull nocauteou Michael Chandler em apenas 61 segundos de luta, se tornando o segundo atleta na história da organização a ser detentor dos títulos de duas categorias simultaneamente.

Com amplas opções à sua frente, o brasileiro declarou querer conquistar um terceiro cinturão, dessa vez baixando para a categoria dos Pesos Galo.

Em 28 de setembro de 2019 no Bellator 228, Freire venceu o desafiante número 1 Juan Archuleta por decisão unânime, em combate que dominou desde o início. A luta foi válida pela primeira fase do Grand Prix Peso Pena do Bellator, que envolve os 16 melhores Pesos Penas da organização em torneio que vale o título da categoria, defendindo por Freire, e 1 milhão de dólares.

Nas quartas-de-final do Grand Prix, Freire irá enfrentar o português Pedro Carvalho em dia a ser definido, após adiamento, no dia do evento, do combate marcado para 13 de março de 2020 devido a pandemia do coronavírus.

Campeonatos e realizações[editar | editar código-fonte]

Artes Marciais Mistas[editar | editar código-fonte]

  • Bellator MMA
    • Campeão Mundial Peso Leve - título conquistado em 11 de maio de 2019
    • Três vezes Campeão Mundial Peso Pena - título conquistado em 5 de setembro de 2014 a 6 de novembro de 2015, reconquistado em 21 de abril de 2017 e reconquistando novamente em 16 de abril de 2022 até a presente data.
    • Vencedor do Torneio dos Penas da Nona Temporada
    • Vencedor do Torneio dos Penas da Quarta Temporada
    • Finalista do Torneio dos Penas da Segunda Temporada
  • Sherdog
    • All-Violence Third Team 2011
  • Bleacher Report
    • MMA All-Star First Team 2011

Cartel no MMA[editar | editar código-fonte]

Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Vitória 34-5 JAP Kleber Koike Erbst Decisão (unânime) Bellator MMA x Rizin 31/12/2022 3 5:00 Japão Saitama Luta especial: co-organizada por Bellator e Rizin.
Vitória 33-5 Estados Unidos A.J. McKee Decisão (unânime) Bellator 277: Pitbull vs. McKee 16/04/2022 5 5:00 Estados Unidos San Jose, California Ganhou o Cinturão Peso Pena do Bellator

Bellator.

Derrota 32-5 Estados Unidos A.J. McKee Finalização Técnica (guilhotina) Bellator 263: Pitbull vs. McKee 31/07/2021 1 1:57 Estados Unidos Inglewood, California Perdeu o Cinturão Peso Pena do Bellator; Perdeu a final do Grand Prix do Peso Pena do Bellator.
Vitória 32-4 Estados Unidos Emmanuel Sanchez Finalização Técnica (guilhotina) Bellator 255: Pitbull vs. Sanchez II 02/04/2021 1 3:35 Estados Unidos Uncasville, Connecticut Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator; Semifinais do Grand Prix do Peso Pena do Bellator.
Vitória 31-4 Portugal Pedro Carvalho Nocaute (socos) Bellator 252: Pitbull vs. Carvalho 12/11/2020 1 2:10 Estados Unidos Uncasville, Connecticut Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator; Quartas de Final do Grand Prix do Peso Pena do Bellator.
Vitória 30-4 Estados Unidos Juan Archuleta Decisão (unânime) Bellator 228 28/09/2019 5 5:00 Estados Unidos Inglewood, Califórnia Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator; Round de abertura do Grand Prix do Peso Pena do Bellator.
Vitória 29-4 Estados Unidos Michael Chandler Nocaute Técnico (socos) Bellator 221 11/05/2019 1 1:01 Estados Unidos Chicago Retorno aos Leves; Ganhou o Cinturão Peso Leve do Bellator; Primeiro brasileiro a ser campeão em duas categorias simultaneamente.
Vitória 28-4 Estados Unidos Emmanuel Sanchez Decisão (unânime) Bellator 209: Pitbull vs. Sanchez 15/11/2018 5 5:00 Israel Tel Aviv Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator.
Vitória 27-4 Alemanha Daniel Weichel Decisão (dividida) Bellator 203: Pitbull vs. Weichel II 14/07/2018 5 5:00 Itália Roma Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator.
Vitória 26-4 Estados Unidos Daniel Straus Finalização (guilhotina) Bellator 178 21/04/2017 2 0:37 Estados Unidos Connecticut Retorno aos Penas; Ganhou o Cinturão Peso Pena do Bellator.
Derrota 25-4 Estados Unidos Benson Henderson Nocaute Técnico (lesão) Bellator 160 26/08/2016 2 2:26 Estados Unidos Anaheim, Califórnia Luta nos Leves.
Vitória 25-3 Estados Unidos Henry Corrales Finalização (guilhotina) Bellator 153 22/04/2016 2 4:09 Estados Unidos St. Louis, Missouri
Derrota 24-3 Estados Unidos Daniel Straus Decisão (unânime) Bellator 145 06/11/2015 5 5:00 Estados Unidos St. Louis, Missouri Perdeu o Cinturão Peso Pena do Bellator.
Vitória 24-2 Alemanha Daniel Weichel Nocaute (soco) Bellator 138 19/06/2015 2 0:32 Estados Unidos St. Louis, Missouri Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator.
Vitória 23-2 Estados Unidos Daniel Straus Finalização (mata leão) Bellator 132 16/01/2015 4 4:49 Estados Unidos Temecula, California Defendeu o Cinturão Peso Pena do Bellator.
Vitória 22-2 Estados Unidos Pat Curran Decisão (unânime) Bellator 123 05/09/2014 5 5:00 Estados Unidos Uncasville, Connecticut Ganhou o Cinturão Peso Pena do Bellator; Luta do Ano.
Vitória 21-2 Estados Unidos Justin Wilcox Nocaute Técnico (socos) Bellator 108 15/11/2013 1 2:23 Estados Unidos Atlantic City, New Jersey Final do Torneio de Penas da 9ª Temporada.
Vitória 20-2 Brasil Fabrício Guerreiro Decisão (unânime) Bellator 103 11/10/2013 3 5:00 Estados Unidos Mulvane, Kansas Semifinal do Torneio de Penas da 9ª Temporada.
Vitória 19-2 Brasil Diego Nunes Nocaute (soco) Bellator 99 13/09/2013 1 1:19 Estados Unidos Temecula, California Quartas de Final do Torneio de Penas da 9ª Temporada.
Vitória 18-2 Estados Unidos Jared Downing Nocaute (soco) Bellator 97 31/07/2013 2 0:54 Estados Unidos Rio Rancho, New Mexico
Derrota 17-2 Estados Unidos Pat Curran Decisão (dividida) Bellator 85 17/01/2013 5 5:00 Estados Unidos Irvine, Califórnia Pelo Cinturão Peso Pena do Bellator.
Vitória 17-1 Estados Unidos Daniel Straus Decisão (unânime) Bellator 45 21/05/2011 3 5:00 Estados Unidos Lake Charles, Louisiana Final do Torneio dos Penas da 4ª Temporada.
Vitória 16-1 Brasil Wilson Reis Nocaute (socos) Bellator 41 16/04/2011 3 3:29 Estados Unidos Yuma, Arizona Semi Final do Torneio dos Penas da 4ª Temporada.
Vitória 15-1 Arménia Georgi Karakhanyan Nocaute Técnico (socos) Bellator 37 19/03/2011 3 0:56 Estados Unidos Concho, Oklahoma Quartas de Final do Torneio dos Penas da 4ª Temporada.
Derrota 14-1 Estados Unidos Joe Warren Decisão (dividida) Bellator 23 24/06/2010 3 5:00 Estados Unidos Louisville, Kentucky Final do Torneio dos Penas da 2ª Temporada.
Vitória 14-0 Brasil Wilson Reis Decisão (unânime) Bellator 18 13/05/2010 3 5:00 Estados Unidos Monroe, Louisiana Semifinal do Torneio dos Penas da 2ª Temporada.
Vitória 13-0 Canadá William Romero Finalização (chave de calcanhar) Bellator 15 22/04/2010 1 2:01 Estados Unidos Uncasville, Connecticut Quartas de Final do Torneio de Penas da 2ª Temporada.
Vitória 12-0 Peru Johnny Iwasaki Finalização (guilhotina) Platinum Fight Brazil 2 05/12/2009 2 3:27 Brasil Rio de Janeiro, RJ
Vitória 11-0 Brasil Vinicius Borba Nocaute Técnico (chute na cabeça e socos) Eagle Fighting Championship 26/09/2009 1 1:24 Brasil São Paulo, SP
Vitória 10-0 Brasil Giovani Diniz Finalização (kimura) Platinum Fight Brazil 13/08/2009 1 2:20 Brasil Natal, RN
Vitória 9-0 Brasil Gleristone Santos Nocaute (joelhada voadora) Brazil Nordeste Combat 02/04/2009 1 2:16 Brasil Natal, RN
Vitória 8-0 Brasil Fernando Vieira Decisão (unânime) Leal Combat: Premium 05/06/2008 3 5:00 Brasil Natal, RN
Vitória 7-0 Brasil Paulo Dantas Finalização (chave de calcanhar) Rino's FC 4 27/09/2007 1 2:21 Brasil Fortaleza, CE
Vitória 6-0 Brasil Jadyson Costa Finalização (mata leão) Leal Combat: Grand Prix 05/07/2007 1 4:34 Brasil Natal, RN
Vitória 5-0 Brasil Rafael Gargula Finalização (chave de braço) Tridenium Combat 06/04/2006 2 3:05 Brasil Fortaleza
Vitória 4-0 Brasil Joao Paulo Finalização (guilhotina) Fight Ship Looking Boy 1 08/09/2005 2 N/A Brasil Natal, RN
Vitória 3-0 Brasil Tarcisio Jardim Finalização (guilhotina) Octagon Fight 24/02/2005 2 N/A Brasil Natal, RN
Vitória 2-0 Brasil Marlon Silva Decisão (unânime) Brazilian Challenger 2 21/10/2004 3 5:00 Brasil Natal, RN
Vitória 1-0 Brasil Dida Dida Nocaute Técnico (interrupção do córner) Desafio: Natal vs. Nordeste 09/03/2004 1 5:00 Brasil Natal, RN

Referências