Paulo Alves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paulo Alves
Nascimento 27 de novembro de 1850
Niterói
Morte 16 de junho de 1908
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação engenheiro, empreendedor

Paulo Ferreira Alves (Niterói, 27 de novembro de 1850Rio de Janeiro, 16 de junho de 1908) foi um engenheiro e empresário brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro mandatário do recém-criado município de Niterói, nomeado pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha.

Durante a sua gestão na Câmara Municipal), foi revisada a planta da rede de esgotos da cidade, foram alargadas, retificadas e calcetadas as ruas do Centro e atingiu-se o término do projeto de abertura e urbanização da Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca (Niterói).

No âmbito da saúde pública, criou o Serviço de Higiene Defensiva e a Polícia Sanitária, incorporou ao município os Hospitais de Isolamento do Barreto (atual Ari Parreiras) e São João Batista, e instituiu o Centro de Serviços Municipais, abrangendo o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Limpeza Urbana e Serviço de Arborização e Apreensão de Animais

A sua gestão teve igualmente uma preocupação com o património cultural do município, sendo que foi reconstruído o Teatro Municipal, restaurada a Praça General Gomes Carneiro (Rink) e o Monumento à Memoria e recuperada a Companhia Cantareira do Parque da Vicência, no Fonseca. Foram também elaborados estudos para a construção do Matadouro, do Mercado Municipal, do Campo de São Bento e de várias vilas operárias que deveriam substituir os cortiços espalhados na cidade.

Segundo Emmanuel de Macedo Soares,[1] foi o primeiro prefeito a falar em proteção ao meio ambiente e na exploração do potencial turístico da Região Oceânica.

Ficou à frente da prefeitura no período de 5 de janeiro de 1904 a 18 de outubro de 1904.

Em 27 de abril de 1904 a Câmara dos Vereadores de Niterói promulga deliberação substituindo o nome da Rua Áurea, no bairro do Ingá, para Rua Doutor Paulo Alves.

Notas

  1. Emmanuel de Macedo Soares, 1993. Pág. 37.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • SOARES, Emmanuel de Macedo. As ruas contam seus nomes. Niterói: Niterói Livros, 1993.
  • WEHRS, Carlos. Niterói, Cidade Sorriso: a história de um lugar. Rio de Janeiro: Sociedade Gráfica Vida Doméstica, 1984.

Precedido por
Prefeito de Niterói
1904 — 1904
Sucedido por
Pereira Nunes