Paulo Saraiva de Toledo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Paulo Saraiva de Toledo (19201999) foi um físico brasileiro, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Física Nuclear e da engenharia aeroespacial no Brasil. Seu nome aparece associado à criação do ITA, onde deu aula durante alguns anos, e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN, hoje associado à CNEN, desde os planos iniciais, na escolha do reator, sua instalação até seu funcionamento.

Na Física Nuclear, seus trabalhos teóricos são pioneiros em dois campos de pesquisa então nascentes, a Astrofísica e a Física das partículas elementares. Foi o primeiro físico a pesquisar sobre a interação Méson pi - Méson pi (2 anos após a descoberta da partícula) trabalhando então na Universidade de Manchester, Inglaterra, no Departamento de Física Teórica dirigido por Leon Rosenfeld.

Na opinião de Marcelo Damy de Souza Santos, Saraiva foi o primeiro brasileiro a estudar a fundo a Física de Reatores.

Nas palavras do Prof. Roberto Salmeron … "Envolvido por grande modéstia, Saraiva era o exemplo típico do antivedete, jamais se colocando diante da cena. Somente contava o que fazia quando era solicitado." [1]

Referências

  1. Roberto S. Salmeron/Ecole Polytechnique - Paris, de 27 de fevereiro de 1999 (5 de março de 1999). «Boletim do Instituto de Física da Universidade de São Paulo bIFUSP ANO XVIII - nº 02» 🔗. If.usp.br. Consultado em 1 de abril de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.