Pedreira Prado Lopes (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pedreira Prado Lopes

PPL

  Bairro do Brasil  
Pedreira Prado Lopes.jpg
Região administrativa Região Noroeste
População
 - Total 7,356
Limites
Alfabetização 90.38
Fonte: Censo/2000

A Pedreira Prado Lopes é a mais antiga favela de Belo Horizonte. Sua ocupação começou entre 1900 e 1920. Os primeiros moradores foram operários que trabalharam na construção da nova capital, atraídos pela proximidade do Centro e pela presença de serviços na região da Lagoinha.

O nome originou-se do fato de que no local funcionavam uma das cinco pedreiras que forneceram material para a edificação da cidade (as outras são Acaba Mundo, localizada no sopé da Serra do Curral, perto da Praça JK; Morro das Pedras, no Bairro Gutierrez; Lagoinha e Carapuça) e em homenagem ao Dr. Antônio Prado Lopes Pereira, que assumiu a pedreira após a construção da cidade. Anteriormente, teve outros nomes: Pedreira da Lagoinha, Vila Senhor dos Passos, Fazenda Palmital, Vila João Pessoa e Vila Santo André. [1]

Pedreira Prado Lopes, década de 1940

Mais conhecida por causa dos altos índices de criminalidade e pobreza, a Pedreira é, no entanto, o principal berço do samba de Belo Horizonte e da primeira escola de samba da cidade, a Pedreira Unida. Músicos importantes como Mestre Conga, Jorge Bibiano e Seu Ronaldo tiveram origem na Pedreira.  

Um estudo realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1998 apontou a Pedreira Prado Lopes como um dos lugares de mais baixa renda na cidade. De lá para cá a situação melhorou um pouco, principalmente a partir de intervenções do Projeto Vila Viva, que asfaltou várias ruas e construiu um conjunto habitacional no local.

Em 2017 foi iniciado na Pedreira Prado Lopes o primeiro shopping social do país, localizado na rua Araribá e administrado pela ONG Inconformados, ligada à Igreja Batista da Lagoinha. O objetivo do empreendimento é oferecer alternativas de renda aos moradores da Pedreira.

A Região Noroeste foi consolidada no período compreendido entre 1893-1897, quando imigrantes e operários vieram trabalhar na construção da capital. A falta de espaço na região central fez com estes trabalhadores fossem deslocados para fora dos limites da Avenida do Contorno.

Neste contexto surgiu na Lagoinha a Pedreira Prado Lopes, primeiro pólo habitacional da região.

Referências

2. Portal da PBH: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=historia&lang=pt_BR&pg=5780&tax=14346

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.