Pedro Paulo Koop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dom Pedro Paulo Koop, MSC (Hillegom, Holanda, 4 de setembro de 1905 - Lins, 26 de março de 1988) foi um bispo católico da Diocese de Lins.


Nasceu em Hillegom, aos 4 de setembro de 1905. Entrou para o Seminário dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, aos 8 de setembro de 1918.

Fez profissão religiosa na Congregação aos 21 de setembro de 1925 e foi ordenado sacerdote aos 10 de agosto de 1930, em Stein, por Dom João Aerts, Bispo da Nova Guiné.

Veio para o Brasil aos 4 de outubro de 1931. Trabalhou em Itajubá, Pirajuí, Presidente Alves, em São Paulo, Campinas e Bauru.

Foi ordenado Bispo de Lins aos 8 de setembro de 1964, na Matriz de Santa Terezinha, em Bauru, onde era vigário desde fevereiro de 1947. Tomou posse da diocese por procuração devido estar em Roma no Concílio Vaticano II. Sua posse na diocese foi aos 15 de março de 1965.

Distinguiu-se pelo espírito dinâmico e organizador, empenhado em criar condições para a Igreja, de que falava o Vaticano II. Revelou particular solicitude pela Promoção social do povo. Colaborou na fundação do Centro de Treinamento Agrícola e do Instituto Noroestino de Trabalho, Educação e Cultura de Araçatuba. Criou, em moldes da linha seis da Pastoral de Conjunto, o Instituto Paulista de Promoção Humana (IPPH), em Lins, para atingir esse desiderato, através de técnicas, cursos, convê­nios, que forneçam possibilidades ao povo mais precisado. Fundou o Instituto Teológico de Lins (ITEL), como centro preparador e animador das Vocações e Lideranças cristãs. Trouxe novas Congregações e sacerdotes à Diocese.

Aos 11 de outubro de 1980 teve a sua renúncia aceita por limite de idade. No dia 26 de março de 1988 veio a falecer.

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.