Saltar para o conteúdo

Pequeno Tratado Hermético sobre os Efeitos de Superfície: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 15737001 de 189.27.58.118 - o autor do livro em questão é o criador da pag. Se isso nao conflito de interesse, o que seria?
Linha 1: Linha 1:
{{COI}}
{{Sem-fontes|data=maio de 2009}}


"'''''Pequeno Tratado Hermético sobre os Efectos de Superfície'''''" é um romance filosófico escrito por [[Leandro Müller]] e publicado na Espanha em 2008, pelas Ediciones Universidad Salamanca. A obra recebeu o Prémio Máster en Edición do [[Grupo PRISA|Santillana Formación]] e conta com um prefácio do escritor espanhol [[Enrique Vila-Matas]].
"'''''Pequeno Tratado Hermético sobre os Efectos de Superfície'''''" é um romance filosófico escrito por [[Leandro Müller]] e publicado na Espanha em 2008, pelas Ediciones Universidad Salamanca. A obra recebeu o Prémio Máster en Edición do [[Grupo PRISA|Santillana Formación]] e conta com um prefácio do escritor espanhol [[Enrique Vila-Matas]].



Revisão das 12h56min de 14 de julho de 2009

"Pequeno Tratado Hermético sobre os Efectos de Superfície" é um romance filosófico escrito por Leandro Müller e publicado na Espanha em 2008, pelas Ediciones Universidad Salamanca. A obra recebeu o Prémio Máster en Edición do Santillana Formación e conta com um prefácio do escritor espanhol Enrique Vila-Matas.

História

Um personagem busca desesperadamente tomar consciência de si. Inconformado com sua própria existência ele busca a melhor maneira de se adequar a si mesmo. Através de uma série de pensamentos e ações estranhas também presentes em nosso cotidiano, ele protagoniza uma homérica batalha psicológica questionando, não quem ele é, mas sim qual a necessidade de ser.

Ele descobre que apesar de uno ele também é múltiplo e aceita sua personalidade plural de forma consciente (mas de maneira alguma esquizofrênica). Isso o leva a uma série de questionamentos (até mesmo sobre a necessidade de viver) sobre como ele deve se comportar, pensar e agir para estar adaptado a vida dentro de si mesmo.

Desequilibrando-se em sua personalidade quase clinicamente bipolar, durante um ataque de megalomania, o personagem age como um tirano e passa a querer que suas verdades pessoais rejam também a consciência das demais pessoas. Porém, em tempo, percebe os absurdos que tenta impor e se retrata de maneira muito polida, propondo aos leitores que eles próprios decidam se, dentre aquelas verdades, existe alguma que também sirva para si.

Embora alguns parágrafos não pareçam ter conexão evidente com os adjacentes, todos foram forjados no mais profundo inconsciente do próprio narrador. Nenhuma idéia ou pensamento do livro foi apagado, corrigido ou alterado após sua criação. O que ocorreu por muitas vezes foi a retratação do próprio personagem no momento em que percebeu ter dito algo que não gostava ou discordava. Dessa forma, pode-se analisar de perto como se dá o processo de constituição do pensamento desse fascinante personagem que é um vetor de todos os seres humanos.

Estruturalmente, o livro é dividido em quatro partes: a primeira, sem título, trata de um primeiro contato com as angústias do personagem. A segunda, “Intervalo ou O Grito”, é um estado de apoplexia causado pelos acontecimentos do final da primeira parte. A terceira, “Segundo Ato”, mostra como o personagem passa a compreender a vida através da interpretação, da adaptação, da criação, como se ele fosse vários personagens em sua própria vida. A quarta parte, “Réquiem”, é a preparação do personagem para a morte através do suicídio. Porém, essa morte e esse suicídio com os quais o personagem flerta, representam, inclusive para o próprio, qualquer tipo de transformação pessoal voluntária. É o processo dessa transformação libertária que o personagem busca compreender desde o início da obra.

Os títulos dos capítulos são compostos por letras aparentemente aleatórias que, quando ordenadas, revelam o verdadeiro significado daquilo que o personagem busca compreender.

Em outras palavras, o "Pequeno Tratado Hermético sobre os Efeitos de Superfície" retrata a busca do homem pela consciência de si.

Outras obras do autor

Ligações externas