Peripheral Component Interconnect

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fendas PCI em uma placa-mãe

PCI (Peripheral Component Interconnect — Interconector de Componentes Periféricos)[1] é um barramento para conectar periféricos em computadores baseados na arquitetura IBM PC. O barramento PCI suporta as funções encontradas em um barramento de processador mas em um formato padronizado que é independente de qualquer barramento particular nativo do processador. Dispositivos conectados ao barramento PCI aparentam a um barramento mestre como sendo conectados diretamente ao seu próprio barramento e são designados endereços no espaço de endereços do processador.[2] É um barramento paralelo, síncrono a um único barramento de relógio.

Criado pela Intel em junho de 1992, quando desenvolvia o processador Pentium, substitui o ISA, que não atendia mais a demanda de largura de banda dos dispositivos. Transfere 32 bits ou 64 bits a frequências de 33 ou 66 MHz, oferecendo taxas de transferência suficientes para uma grande variedade de dispositivos. Configura IRQ, DMA e I/O do dispositivo automaticamente (Plug and Play). É compartilhado por todos os periféricos conectados, limitado a cinco tipos compartilhando o mesmo barramento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. PCI, Web‐o‐pedia 
  2. Hamacher et al (2002), Computer Organization, 5th ed., McGraw-Hill.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.