Pero de Longos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pero de Longos
Nome completo Pero de Longos
Nascimento c. 1090
Longás, Reino de Aragão, Espanha
Morte
Condado Portucalense
Nacionalidade Portugal Portugal
Ocupação Foi senhor feudal da freguesia de Santa Cristina de Longos.

Pero de Longos (Longás, Reino de Aragão, Espanha c. 1090 - ?) a sua origem encontra-se nos territórios de Longás, Reino de Aragão, Espanha, de onde passou ao Condado Portucalense e onde foi tida como pessoa da nobreza do e senhor da freguesia de Santa Cristina de Longos, localidade do extremo nor-noroeste do concelho de Guimarães, nos limites com o concelho de Braga[1][2].

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi pai de Mem Pires de Longos (c. 1120 - ?) que é considerado o tronco da família Briteiros e tal como seu pai foi senhor da freguesia de Santa Cristina de Longos, localidade do extremo nor-noroeste do concelho de Guimarães, nos limites com o concelho de Braga, foi casado com Marinha Gomes Guedeão (1120 -?), filha de Gomes Mendes Guedeão (1070 - ?) e de Mór Gomes (1080 -?), filha de Paio Peres Romeu e de Godo Soares da Maia (? - 1133).

Referências

  1. Linhagens Medievais Portuguesas - 3 vols, José Augusto de Sotto Mayor Pizarro, Universidade Moderna, 1ª Edição, Porto, 1999. vol. 2-pg. 7.
  2. Felgueiras Gayo, Nobiliário das Famílias de Portugal, Carvalhos de Basto, 2ª Edição, Braga, 1989. vol. I-pg. 230 (Alcoforados) e vol. III-pg. 87 (Briteiros) e vol. VI-pg. 10 (Guedes).
Ícone de esboço Este artigo sobre figuras históricas de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.