Persan (Val-d'Oise)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Persan
  Comuna francesa França  
Mairie de Persan.
Mairie de Persan.
Mairie de Persan.
Símbolos
Brasão de armas de Persan
Brasão de armas
Gentílico Persanais
Localização
Persan está localizado em: França
Persan
Localização de Persan na França
Coordenadas 49° 09' N 2° 16' E
País  França
Região Ilha de França
Departamento Val-d'Oise
Administração
Prefeito Alain Kasse
Características geográficas
Área total 5,14 km²
População total (2018) [1] 13 440 hab.
Densidade 2 614,8 hab./km²
Altitude máxima 55 m
Altitude mínima 24 m
Código Postal 95340
Código INSEE 95487
Sítio ville-persan.fr

Persan é uma comuna francesa situada no departamento de Val-d'Oise, na região da Ilha de França. Ela forma com as cinco comunas vizinhas a unidade urbana de Persan - Beaumont-sur-Oise.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Comunas limítrofes[editar | editar código-fonte]

Persan tem seis comunas limítrofes, duas das quais, Chambly e Le Mesnil-en-Thelle, pertencem ao departamento do Oise. A leste está a comuna de Bernes-sur-Oise. A oeste está a comuna de Champagne-sur-Oise. Com Beaumont-sur-Oise e Chambly, Persan comuna forma o centro de uma unidade urbana no sentido do INSEE, reunindo seis comunas no total.[2] Beaumont e Persan são separadas apenas pela Oise, e a estação por Beaumont, serve as duas cidades. Além de Beaumont, uma única comuna limítrofe está localizada na margem esquerda do Oise, Mours, mas o limite da comuna não é mais do que 500 m.[3]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Novo edifício de passageiros da estação de Persan-Beaumont.

Na estação de Persan - Beaumont, duas linhas ferroviárias se cruzam. A primeira é a linha de Paris-Nord a Le Tréport-Mers para Beauvais, onde a oferta consiste de TER Picardie sem paradas entre Paris e Persan-Beaumont, depois semi-diretos ou omnibus até Beauvais, assim como de trens Transilien Paris-Nord - Persan-Beaumont. Estes trens da linha H do Transilien são semi-diretos no horário de ponta, e os trens omnibus o resto do tempo. Eles colocam 42 min, respectivamente, de 45 min para a totalidade do trajeto, enquanto que os TER demoram cerca de 30 min. No entanto, os trens Transilien circulam a cada 30 minutos (com alguns reforços no horário de ponta), e os TER apenas a cada 60 min. A notar a existência de TER adicionais nos horários de ponta, que são sem paradas entre Paris e Chambly. A segunda linha que serve a área metropolitana é a linha de Pontoise a Creil, servida unicamente por trens omnibus assegurando um serviço de proximidade, notadamente para L'Isle-Adam - Parmain, Boran-sur-Oise e Précy-sur-Oise. Esta oferta é completada por uma nova linha expressa de ônibus Mobilien CIF 2 100 (3) com destino de Roissypôle para Asnières-sur-Oise, Viarmes e Luzarches, funcionando todos os dias do ano e utilizável com um único ticket t+.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

Parcentum em 1194, Parcench em 1237.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O Castelo de Persan
Esquema de perspectiva sobre o jardim a partir do primeiro andar do castelo de Persan. Século XVIII.

Atualmente desaparecido, o castelo de Persan, e, como muitos castelos da Renascença, refletia a revolução intelectual e artística do tempo, da busca pela beleza em todas as suas formas.

Em um texto em francês antigo, encontrado nas Preuves pour l’Ordre de Malte (Provas para a Ordem de Malta), o castelo é descrito da seguinte forma: « …fort noble et ancien, accompagné de grands cors d’hostels, tours, donjons couverts d’ardoizes, fossez, jardins et parcq où en plusieurs endroits nous avons vu une quantité d’escussons timbrés les uns fassez d’argent et d’azur de 6 pièces avec le collier de l’Ordre du Roy que l’on nous a dit estre les Armes de messire Loys de Vaudetar chevalier, seigneur de Pouilly et baron dudit Persan […]les Armes de Dame Jeanne Boylève, femme de Messire Roger de Vaudetar bisayeul et bisayeule maternelle (du dit présenté) […] Loys de Vaudetar et Dame Nicolaï son épouse […]» ("...forte nobre e antigo, acompanhado de grandes cortes de pousadas, torres, masmorras cobertas de ardósias, fossas, jardins e parque onde em vários lugares nós vemos uma quantidade de escudetes timbrados a cada faces de prata e de azul de 6 peças com o colar da Ordem do Rei que nos diz que era para ser as Armas de messire Loys de Vaudetar cavaleiro, senhor de Pouilly e barão do dito Persan [...]as Armas de Dame Jeanne Boylève, esposa de Messire Roger de Vaudetar bisavô e bisavó maternal (do dito presente) [...] Loys de Vaudetar e Dame Nicolaï sua esposa [...]")

O castelo de Persan, devia certamente haver edifícios, estábulos e estofados para os cavalos, abrigos para as carroças, edifícios para todo o pessoal e para os animais da fazenda, cozinhas, celeiros, pombais, jardins, um parque, todo rodeado por fossos.

O castelo devia ter uma biblioteca contendo livros da época, talvez, dos escritos de François Rabelais, Clément Marot, Michel de Montaigne, dos poetas de La Pléiade...

As partes do castelo deviam conter móveis finos na moda da época, ornadas com embutidos de policromia, tapeçarias ricas em cores, pinturas, mosaicos, esculturas, toda uma louça em cerâmica colorida.

Cultura local e patrimônio[editar | editar código-fonte]

Lugares e monumentos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. Code de l'unité urbaine : 00459 ; cf. «Composition de l'unité urbaine 2010 de Persan - Beaumont-sur-Oise». INSEE. Consultado em 24 de novembro de 2011 .
  3. Communes limitrophes et autres renseignements topographiques selon la carte topographique 1 : 25 000e « TOP 25 » de l'IGN, consultable en 3D sur le site «Geoportail». Consultado em 24 de novembro de 2011 . Distances mesurées par l'outil proposé dans le mode de visionnage en 3D.
  4. Hippolyte Cocheris, Anciens noms des communes de Seine-et-Oise, 1874, lançado online pelo Corpus Etampois.
  5. Cf. Amiot, M.; Doury, François; Gaulon, Isabelle (outubro de 1999). Flohic Éditions, ed. «Le patrimoine des communes du Val-d'Oise». Persan. Paris. Collection Le Patrimoine des Communes de France (em francês). I: 104-107. ISBN 2-84234-056-6  ; p. 106.
  6. Cf. Le patrimoine des communes du Val-d’Oise : Persan, op. cit., p. 107.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]