Peter Hyams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Peter Hyams
Nascimento 26 de julho de 1943 (80 anos)
Nova Iorque, NY
 Estados Unidos
Ocupação Realizador
diretor de fotografia
produtor
Cônjuge George-Ann Spota (1964-)

Peter Hyams (Nova Iorque, 26 de julho de 1943) é um realizador, diretor de fotografia e produtor de filmes norte-americano, provavelmente mais conhecido pela adaptação da obra ficção científica de Arthur C. Clarke, 2010, uma sequência do filme de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Frequentou a Universidade de Syracuse, onde se diplomou em música e arte. Começou a trabalhar aos 21 anos, como repórter da CBS, realizando notáveis documentários sobre o Vietname. No início dos anos 70, assina duas obras para televisão que obtiveram alguma notoriedade. Em 1973 troca a televisão pelo cinema, fazendo um filme de acção e suspense chamado Busting.

Com Capricorn One (1977) inicia o seu ciclo de ficção científica, completado com Outland e 2010. Seguem-se mais alguns grandes sucessos de bilheteira, tais como Timecop e Sudden Death, ambos com Jean-Claude Van Damme, e ainda End of Days, protagonizado por Arnold Schwarzenegger.

Hyams tem a particularidade de ser o responsável pela cinematografia de vários dos seus filmes. A isso não será alheio o facto de possuir uma forte formação artística, uma vez que, para além da sua carreira no cinema, ele também toca música de jazz e pinta quadros que já foram expostos em diversas galerias de grande prestígio.

Desde 1964 que é casado com George-Ann Spota, com quem teve três filhos. É do nome da mulher que ele atribui sempre o nome de Spota a um dos personagens menores em cada um dos seus filmes.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]