Phodopus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaHamster-anão
Hamster-anão-russo-siberiano Phodopus sungorus
Hamster-anão-russo-siberiano
Phodopus sungorus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Superfamília: Muroidea
Família: Cricetidae
Subfamília: Cricetinae
Género: Phodopus
Miller, 1910
Espécies
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Phodopus

Os hamsters-anões formam um grupo de pequenos hamsters do género Phodopus, que usualmente inclui o Hamster-chinês, o qual apesar de não pertencer a este género é comumente referido como hamster-anão também.

Características[editar | editar código-fonte]

Apesar de mais limitados na diversidade de colorações que o Hamster Sírio, os hamsters anões são uma alternativa para quem prefira um hamster menor e sociável. Contudo, estes hamsters obrigam os donos a manterem contacto frequente e terno para continuarem amigáveis.

O Hamster-anão-russo-siberiano e o Hamster-anão-russo-de-campbell vivem normalmente de 1,5 a 2,5 anos e crescem aproximadamente até aos 8 a 10 cm. O Hamster-chinês pode viver de 2,5 a 3 anos e atinge os 10 a 12 cm de comprimento. O Hamster-anão-de-roborovski é o menor, crescendo até atingir entre 4 e 5 cm e vivendo 3 a 3,5 anos.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Nowak, Ronald M. 1999. Walker's Mammals of the World, 6th edition. Johns Hopkins University Press, 1936 pp. ISBN 0-8018-5789-9
  • MUSSER, G. G.; CARLETON, M. D. Superfamily Muroidea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.). Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3. ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2005. v. 2, p. 894-1531.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]