Phytophthora cinnamomi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPhytophthora cinnamomi
Zona de vegetação na Austrália atingida por Phytophthora cinnamomi
Zona de vegetação na Austrália atingida por Phytophthora cinnamomi
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Chromalveolata
Filo: Heterokontophyta
Classe: Oomycetes
Ordem: Peronosporales
Família: Pythiaceae
Género: Phytophthora
Nome binomial
Phytophthora cinnamomi

O Phytophthora cinnamomi é um oomiceto diploide que produz uma fitopatologia (micose) chamada doença da tinta, com várias formas e vivendo em ambiente úmido.[1] Vive no solo nutrindo-se de matéria em decomposição, e inicia a sua destruição pelas raízes mais pequenas, avançando de forma centrípeta para destruir o núcleo da árvore e o seu sistema condutor. Está incluído na lista 100 espécies exóticas invasoras mais daninhas do mundo[2] da União Internacional para a Conservação da Natureza.

É um problema para a saúde das florestas de todo o mundo, em especial da América do Norte e Austrália, estando presente em mais de 70 países.

Doença em Pinus spp., com a árvore da esquerda sem sintomas de infeção e a da direita a mostrar sintomas de infeção por Phytophthora cinnamomi

Referências

  1. Managing Phytophthora Dieback in Bushland: A Guide for Landholders and Community Conservation Groups (PDF) 5th ed. Australia: Dieback Working Group. 2009. ISBN 9780646493046. Consultado em 29 de abril de 2015. Arquivado do original (PDF) em 6 de março de 2014 
  2. Lowe S., Browne M., Boudjelas S., De Poorter M. (2000). 100 de las Especies Exóticas Invasoras más dañinas del mundo. Una selección del Global Invasive Species Database. Publicado pelo Grupo Especialista de Espécies Invasoras (GEEI), grupo especialista da Comissão de Sobrevivência de Espécies (CSE) da União Mundial para a Natureza (UICN), 12pp. Ed. 1, em inglês.

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.