Phytophthora ramorum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Phytophthora ramorum
Infecção num carvalho
Classificação científica
Reino:
(unranked):
Filo:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
P. ramorum
Nome binomial
Phytophthora ramorum
Werres et a o. 2001
Uma ladeira em Big Sur, Califórnia, devastada.

Phytophthora ramorum é um protista da classe Oomycetes que produz a infecção denominada morte repentina do Carvalho, que afecta às espécies de carvalho e a outras árvores e arbustos morrendo rapidamente. Também causa uma doença não mortal, nas folhas de muitas outras plantas tais como rododendros e Umbellularia californica. Não existe uma cura conhecida, mas novos estudos mostram que os incêndios periódicos ajudam a proteger contra a doença.[1][2]

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Phytophthora ramorum descobriu-se pela primeira vez na Califórnia em 1995, quando um grande número de carvalhos da espécie Lithocarpus densiflorus morreram misteriosamente e foi descrita como uma nova espécie de Phytophthora em 2000. Desde então tem sido encontrado em muitas outras áreas, incluindo Grã-Bretanha, Alemanha e em outros estados de EUA, seja por ter sido introduzida acidentalmente ou estando já presente, mas despercebida.

Nos carvalhos, a doença pode ser reconhecida pelo aparecimento dos novos brotes e a coloração verde pálido das folhas mais velhas. Após um período de dois a três semanas, a folhagem torna-se castanha enquanto permanece nos ramos. Pode derramar-se seiva de cor castanho escuro sobre a parte inferior do tronco e a cortiça pode-se quartear e verter resina, com visível descoloração. A árvore moribunda é então atacado por escaravelhos e fungos. A morte da árvore produz-se após mais de um ano da infecção inicial e meses após que tenha sido infestado pelos escaravelhos. Após que a árvore morra, no próximo ano podem brotar novos rebentos, mas também morrerão cedo.

Referências

  1. Max A. Moritz and Dennis C. Odion. 2005.
  2. «NCBI:txid164328». NCBI Taxonomy (em inglês). Consultado em 16 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]