Saltar para o conteúdo

Picanha: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Seção eliminada
Linha 17: Linha 17:
A '''Picanha''' é originalmente um tipo de corte de [[carne]] [[boi|bovina]]. Recentemente, o aumento da variedade de cortes de carnes suínas originado de ações promovidas pelos [[suinucultor]]es, fez surgir um novo corte para os admiradores deste tipo de carne, que recebeu o nome de [[picanha suína]].
A '''Picanha''' é originalmente um tipo de corte de [[carne]] [[boi|bovina]]. Recentemente, o aumento da variedade de cortes de carnes suínas originado de ações promovidas pelos [[suinucultor]]es, fez surgir um novo corte para os admiradores deste tipo de carne, que recebeu o nome de [[picanha suína]].


==Origem do nome==
Conforme informação do "playboy" [[Francisco Matarazzo Pignatari|Baby Pignatari]], o mesmo frequentava muito a churrascaria "Bambu"{{Carece fontes}}, que ficava nas proximidades do [[Aeroporto de Congonhas/São Paulo]] onde era grande apreciador de [[Alcatra]]{{Carece fontes}}. Certa vez a casa recebeu, por engano, outro tipo de carne vinda da [[Argentina]] e a serviu a Pignatari. {{Carece fontes}}O "playboy" apreciou muito a carne e perguntou ao churrasqueiro argentino de que parte do bovino era tal delícia. Este respondeu que de ''esta parte donde se '''pica''' la '''aña''''', ou seja, onde o [[carreteiro]] ''pica'' (fere) o boi com a ''aña''. Aña é uma palavra argentina para a haste de madeira com ponta de ferro usada para atiçar os bois. Daí, de "pica" + "aña (anha)" veio a denominação dessa carne do traseiro dos bovinos. <ref>Revista "Gosto" Nº 11 - junho 2010 - Editora Isabella; Pg. 10 - J.A Dias Lopes</ref>


== Modos de preparo ==
== Modos de preparo ==

Revisão das 21h38min de 6 de março de 2012

Picanha
Localização: Coxão duro / Traseiro
Nome em inglês: Rump cover
Cód. HAM: 2090
Rendimento: 1,500 %
Peso médio:
Animal (kg) Arroba (@) Média (kg)
160 10 1,02
190 12 1,21
220 14 1,40
250 16 1,59

A Picanha é originalmente um tipo de corte de carne bovina. Recentemente, o aumento da variedade de cortes de carnes suínas originado de ações promovidas pelos suinucultores, fez surgir um novo corte para os admiradores deste tipo de carne, que recebeu o nome de picanha suína.


Modos de preparo

No espeto

Quando assada no espeto, é servida em bifes cortados de forma a "descascar" a peça ainda no espeto, e em seguida retorna ao braseiro para chegar ao ponto de novamente ser cortada e servida.

Na grelha

crocante doura-se seus lados por não mais que 5 ou 10 minutos. Em seguida, faz-se novos cortes em cada posta, desta vez na transversal. Novamente doura-se as laterais e salga-se a gosto.

A assim conhecida no jargão por picanha "dois tombos" é também preparada na grelha. Basta tirar bifes da peça e deitá-los na grelha sem nenhum tempero. Assim que se nota que está vertendo um "suor" na parte de cima, tempera-se exclusivamente com sal grosso e vira-se.

Outro modo de preparo é em bifes de aproximadamente 2 cm. Coloca-se sal grosso 10 minutos antes de ir a grelha. Tira-se o excesso de sal e doura-se dos dois lados até o ponto desejado.

Informação nutricional

Valor calórico 323 kcal 13%
Carboidratos 1,92 g 1%
Proteínas 18,99 g 38%
Gorduras totais 26,59 g 0%
Gorduras saturadas 8,67 g 35%
Colesterol 51,03 mg 17%
Fibras 0 g 0%
Cálcio 9,21 mg 1%
Ferro 2,34 mg 17%
Sódio 58,61 mg 2%

Obs.: Valores diários em referência com base em uma dieta de 2.500 calorias por porção de 100g com referência para animais do Brasil.

Veja também

Nota

Ligações externas