Pichia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPichia

Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Subfilo: Saccharomycotina
Classe: Saccharomycetes
Ordem: Saccharomycetales
Família: Saccharomycetaceae
Género: Pichia
Hansen, 1904
Espécies
Sinónimos
  • Hansenula, Hyphopichia

Pichia (Hansenula e Hyphopichia são sinónimos obsoletos) é um género de leveduras da família Saccharomycetaceae com células esféricas, elípticas ou oblongo-acuminadas. Pichia é um teleomorfo, e durante a reprodução sexuada forma ascósporos redondos, hemisféricos ou em forma de chapéu. Os anamorfos de algumas espécies de Pichia são espécies de Candida. A reprodução assexuada é por gemulação multilateral.

A lactose não é fermentada nem assimilada por estas espécies. O comportamento com outros carboidratos depende da espécie. Os nitratos são sempre assimilados.

Presentemente conhecem-se mais de 100 espécies neste género. Algumas delas interferem no processo de fermentação para produção de álcool. A maioria é encontrada em plantas em decomposição, algumas vivem em simbiose com insectos que vivem em plantas em decomposição.

Alguns representantes deste género podem ser encontrados em leite e queijo crus, como P. anomala (antes chamada Hansenula anomala). Em queijo curado com esfregaço superficial, a espécie mais importante é P. membranifaciens ,que também ocorre em queijo cremoso. É típica a formação de uma película. Outro membro do género, P. pastoris, é amplamente utilizada em biologia molecular e biotecnologia como sistema de expressão. P. angusta também designada Hansenula polymorpha ou H. polymorpha, é um organismo modelo no estudo das funções dos peroxissomos e da sua biologia molecular.

Foi recentemente clinicamente provado que algumas espécies de Pichia (como P. ohmeri) são patógenos oportunistas[1] em humanos immunocomprometidos.

Referências

  1. Pichia Species Arquivado em 9 de fevereiro de 2007, no Wayback Machine., Doctor Fungus, url accessed 2006-12-21
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Pichia», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]