Pico do Areeiro (Madeira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pico do Arieiro)
Ir para: navegação, pesquisa
Pico do Areeiro
Vista da Pedra Rija para o Pico do Areeiro
Coordenadas 32° 44′ N 16° 55′ W
Altitude 1 818 m (5 965 pés)
Localização Ilha da Madeira, Portugal
Cordilheira Maciço Central

O Pico do Areeiro[1] é um pico situado na ilha da Madeira. Com 1818 metros de altitude, é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo (1861 m) e do Pico das Torres (1851 m).

O pico é o marco divisório entre o concelho de Câmara de Lobos, Santana e Funchal e é acessível através de automóvel. Nas imediações do cume encontra-se a Estação de Radar n.º 4 da Força Aérea Portuguesa, o Centro Freira da Madeira Dr. Rui Silva, um café e uma loja de venda de souvenirs, assim como um miradouro. A partir do Pico do Areeiro parte um caminho pedestre que comunica com o Pico Ruivo. O percurso demora três horas a ser feito e atravessa vários túneis escavados nas montanhas, sendo aconselhável o uso de lanternas e de roupa apropriada a quem deseje efectuá-lo.

Do Pico do Areeiro avistam-se outros locais da ilha, como a Ponta de São Lourenço, o Curral das Freiras e até mesmo a ilha do Porto Santo (caso as condições meteorológicas sejam favoráveis). Durante o Inverno o pico e as áreas circundantes podem encontrar-se cobertas com neve, sendo por isso alvo de visitas por parte dos habitantes da ilha.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Região Autónoma da Madeira, integrado no Projecto Madeira é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. Ciberdúvidas/ISCTE-IUL. «Pico do Areeiro (na Madeira) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa». ciberduvidas.iscte-iul.pt. Consultado em 18 de agosto de 2017