Saltar para o conteúdo

Pirômetro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Revisão da nova ortografia da língua portuguesa - exclusão da palavra pirómetro, com acento agudo.
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=fevereiro de 2014}}
{{Sem-fontes|data=fevereiro de 2014}}
Um '''pirómetro''' ou '''pirômetro''' (também denominado de '''pirómetro óptico''') é um dispositivo que mede [[temperatura]] sem contacto com o [[corpo]]/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a [[instrumento]]s que medem temperaturas superiores a 600 graus [[celsius]]. Uma utilização típica é a medição da temperatura de [[metal|metais]] incandescentes em fundições.
Um '''pirômetro''' (também denominado de '''pirômetro óptico''') é um dispositivo que mede [[temperatura]] sem contacto com o [[corpo]]/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a [[instrumento]]s que medem temperaturas superiores a 600 graus [[celsius]]. Uma utilização típica é a medição da temperatura de [[metal|metais]] incandescentes em fundições.


Um dos pirómetros mais comuns é o de '''absorção-emissão''', que é utilizado para determinar a temperatura de [[gás|gases]] através da medição da [[radiação]] emitida por uma fonte de referência, antes e depois da radiação incidir sobre o gás (que absorve parte da radiação). É através da análise das diferenças do [[espectro]] do gás que se consegue determinar a sua temperatura. Ambas as medições são feitas no mesmo intervalo de [[comprimento de onda|comprimentos de onda]].
Um dos pirômetros mais comuns é o de '''absorção-emissão''', que é utilizado para determinar a temperatura de [[gás|gases]] através da medição da [[radiação]] emitida por uma fonte de referência, antes e depois da radiação incidir sobre o gás (que absorve parte da radiação). É através da análise das diferenças do [[espectro]] do gás que se consegue determinar a sua temperatura. Ambas as medições são feitas no mesmo intervalo de [[comprimento de onda|comprimentos de onda]].


Olhando pelo visor do pirómetro observa-se o metal, ajustando-se depois manualmente a [[corrente eléctrica]] que percorre um filamento que está no interior do pirómetro e aparece no visor. Quando a cor do filamento é idêntica à do metal, pode-se ler a temperatura numa escala disposta junto ao elemento de ajuste da cor do filamento.
Olhando pelo visor do pirômetro observa-se o metal, ajustando-se depois manualmente a [[corrente eléctrica|corrente elétrica]] que percorre um filamento que está no interior do pirômetro e aparece no visor. Quando a cor do filamento é idêntica à do metal, pode-se ler a temperatura numa escala disposta junto ao elemento de ajuste da cor do filamento.


==Ligações Internas==
==Ligações Internas==

Revisão das 12h29min de 29 de março de 2014

Um pirômetro (também denominado de pirômetro óptico) é um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo é aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus celsius. Uma utilização típica é a medição da temperatura de metais incandescentes em fundições.

Um dos pirômetros mais comuns é o de absorção-emissão, que é utilizado para determinar a temperatura de gases através da medição da radiação emitida por uma fonte de referência, antes e depois da radiação incidir sobre o gás (que absorve parte da radiação). É através da análise das diferenças do espectro do gás que se consegue determinar a sua temperatura. Ambas as medições são feitas no mesmo intervalo de comprimentos de onda.

Olhando pelo visor do pirômetro observa-se o metal, ajustando-se depois manualmente a corrente elétrica que percorre um filamento que está no interior do pirômetro e aparece no visor. Quando a cor do filamento é idêntica à do metal, pode-se ler a temperatura numa escala disposta junto ao elemento de ajuste da cor do filamento.

Ligações Internas

Referências