Planetário de Espinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Centro Multimeios de Espinho onde o Planetário de Espinho está localizado.
Foto do exterior da cúpula do Planetário de Espinho.

O Planetário de Espinho [1] é um planetário existente na cidade portuguesa de Espinho e localizado no Centro Multimeios de Espinho [2], projectado pelo arquitecto Nuno Lacerda Lopes.[3] Tem uma cúpula de 12 metros de diâmetro, com capacidade para mais de 80 pessoas.

Renovado recentemente, possuí um sistema único no país de projeção digital a 360º estereoscópico (3D). No planetário é agora posssivél fazer viagens pelo espaço, desde o Sistema Solar, até aos confins do Universo.

O Planetário de Espinho exibe diferentes sessões para todas as idades, onde a educação e o entretenimento de juntam.

O Planetário oferece uma diversificada oferta para grupos escolares, com sessões sobre Astronomia, Biologia, Matemática, Ciências da Terra, entre outras.

Os inquéritos realizados junto dos visitantes, nomeadamente junto de professores e educadores, reconhecem as sessões como de qualidade.

O Planetário desenvolve outras actividades, nomeadamente:

- Festival Europeu de Cinema Imersivo, o IFF [4]. Foi o primeiro festival de cinema imersivo realizado na Europa. Foi também o primeiro do mundo a apresentar filmes completos.[5]

- Acampar no Planetário, uma iniciativa onde o público é convidado a vir passar uma noite ao "relento", acampando no planetário, dormindo sob um céu estrelado.[6]

- Jantar no planetário, é uma outra actividade, onde os participantes são levados a viajar pelo Sistema Solar, enquanto saboreiam uma refeição com pratos alusivos, e.g., "Pato à Olympus Mons" e "Tarte Titã" [7].

O Planetário de Espinho durante o ano de 2009 foi galardoado com 3 prémios internacionais pelas actividades desenvolvidas.

Uma outra área a que se dedica, está relacionada com o desenvolvimento de ferramentas para a elaboração de conteúdos para planetários e ambientes esféricos, sendo estas utilizadas por mais 400 planetários/produtoras em todo o mundo. Tem também organizado regularmente conferências internacionais sobre planetários.

O Planetário tem participado activamente nas actividades "Astronomia no Verão" do programa "Ciência Viva".[8]

O Planetário de Espinho é membro da Sociedade Internacional de Planetários - IPS.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço relacionado ao Projeto Astronomia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.