Polmos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Outdoor de uma das empresas que atualmente exploram a antiga estatal Polmos

Polmos (acrônimo de Polski Monopol Spirytusowy) foi uma empresa estatal polonesa, responsável pela fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas no pais[1][2].

Fundada em 1919 para a coordenação da produção de bebidas destiladas em todo o país. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Polmos deixou de operar e após o conflito, retomou suas atividades, agora com sua sede em Varsóvia[3]. Em 1972, transformou-se na Państwowe Przedsiębiorstwo Przemysłu Spirytusowego e em 1989, com a Queda do Muro de Berlim, a empresa deixou de ser estatal e suas linhas de produção foram transferidas para várias empresa da iniciativa privada. Muitas desta mantiveram a denominação Polmos como forma de manter a tradição comercial dos produtos.

São aproximadamente 20 empresas que receberam o espólio da Polmos e a principal, é a PPS Polmos w Warszawie S.A.[4], que produz a mais conhecida belida destilada produzida na polônia, o álcool retificado Spiritus Rektyfikowany[5], uma das bebidas com maior teor de álcool do mundo.

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]