Polo Cultural Gaivotas - Boavista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista é um centro para a criação artística[1], disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa ao setor cultural de Lisboa (Portugal). Situado no eixo Cais do Sodré-Santos, integra o edifício sede (antiga Escola das Gaivotas), as Residências Artísticas, a Loja Lisboa Cultura e os programas Lusco-fusco e Gaivotas em Marvila. Com a missão de ser um centro de recursos e de capacitação para a criação e produção artística, o Polo Cultural Gaivotas | Boavista é inaugurado a 8 de janeiro de 2016[2].

Em 2017, é nomeado pela revista TimeOut Lisboa para o prémio Corvo de Ouro na categoria de Novidade do Ano 2016.

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista colabora na realização da Passado e Presente - Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura 2017, marcante acontecimento para a cidade, através do acolhimento, nas Residências da Boavista, de diversos artistas que participaram em vários eventos da programação na capital.

De 22 a 24 de maio de 2018, o Polo acolhe o primeiro encontro internacional em Lisboa da On the Move[3], a rede de pontos de informação de mobilidade cultural com atuação europeia e internacional, entre os quais se integra o serviço informativo do Polo, a Loja Lisboa Cultura. Nesse mesmo ano, a Câmara Municipal de Lisboa, através do Polo Cultural Gaivotas | Boavista, torna-se membro da On the Move. A Loja Lisboa Cultura passa a integrar a rede de Mobility Information Points da On the Move.

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista é nomeado para os Prémios Marketeer 2019[4], que pretende distinguir os que marcam a diferença nas marcas em Portugal, na categoria de Arte e Cultura.

Sede - antiga Escola das Gaivotas[editar | editar código-fonte]

No edifício sede são disponibilizadas quatro salas de ensaio (dança, música, teatro e polivalente) e uma sala de formação, assim como cinco salas escritório, sedes de entidades de produção cultural.

Residências Artísticas[editar | editar código-fonte]

As Residências Artísticas têm por missão contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade de Lisboa através do acolhimento temporário, em residência artística, de artistas profissionais e emergentes, nacionais ou estrangeiros não residentes em Lisboa, especialmente envolvidos com o domínio da criação contemporânea, nas suas múltiplas expressões, assim estimulando a criação cultural e a internacionalização da cultura e dos seus agentes.

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista dispõe de dois conjuntos de alojamento: as Residências Artísticas da Boavista, compostas por 4 apartamentos disponíveis, localizados no centro de Lisboa, num edifício de traça pombalina; e as Residências Artísticas de Monsanto, constituídas por 2 casas, com espaço de trabalho integrado e espaço exterior, antigas Casas de Função do Parque Florestal de Monsanto, reconvertidas para o efeito.

Em 2021, os apartamentos das Residências da Boavista passam a ter uma nova cara. Para além da renovação das condições de conforto e do mobiliário, estes espaços passam a contar com intervenções artísticas de Vanessa Teodoro, Mariana a miserável, Catarina Glam e Leonor Brilha.

Loja Lisboa Cultura[editar | editar código-fonte]

A Loja Lisboa Cultura é um serviço de atendimento especializado que presta formação e informação, gratuitamente, e ajuda a esclarecer questões específicas relacionadas com a atividade dos profissionais e organizações do setor cultural. Este serviço foi inaugurado a 23 de junho de 2017[5].

Em 2018, tem início a formação, numa coorganização com o Alkantara, que em 2019 passa a designar-se por PISTA.

"Lusco-fusco"[editar | editar código-fonte]

O Polo Cultural Gaivotas | Boavista apresenta, no pátio do edifício sede, o Lusco-Fusco[6], uma programação de verão, variada nas artes, que se relaciona com o território que ocupa.

A primeira edição deste evento tem lugar no verão de 2016.

"Gaivotas em Marvila"[editar | editar código-fonte]

O Gaivotas em Marvila é um programa conjunto com a Biblioteca de Marvila, que pretende dar oportunidade a novos artistas e criadores que tenham passado pelas salas de ensaio do Polo, em fase de criação, de aí se apresentarem à cidade.

Em novembro de 2018 realiza-se a primeira edição deste programa.[7]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Inês Belo, Gaivotas, o novo polo cultural de Lisboa, Visão, 24 de fevereiro de 2016
  2. «Pólo Cultural das Gaivotas». Expresso do Oriente. 11 de janeiro de 2016 
  3. «1.º encontro internacional On the Move em Lisboa». Cardápio. 15 de maio de 2018 
  4. «Sabia que estamos a uma semana dos Prémios Marketeer?». Marketeer. 22 de maio de 2019 
  5. «LOJA LISBOA CULTURA TVL – WebTV». Consultado em 22 de julho de 2017 [ligação inativa]
  6. «Verão na cidade: o que fazer em Lisboa e no Porto». Visão. 3 de agosto de 2016 
  7. «"Gaivotas em Marvila": a nova rubrica de programação cultural». Gerador. 31 de outubro de 2018