Ponte dos Suspiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ponte dos Suspiros
em italiano: Ponte dei Sospiri
Arquitetura e construção
Tipo Ponte em arco
Material pedra de Ístria
Arquiteto Antonio Contin
Início da construção 1600
Término da construção 1603
Geografia
Cruza Rio di Palazzo
País Itália
Cidade Veneza
Ponte dos Suspiros está localizado em: Veneza
Ponte dos Suspiros
Localização da Ponte dos Suspiros na cidade de Veneza
Coordenadas 45° 26' 02" N 12° 20' 27" E

A Ponte dos Suspiros (em italiano: Ponte dei Sospiri) é uma ponte característica de Veneza, situado perto da Piazza San Marco em direção da Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nuove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão.[1]

Conhecido em todo o mundo, fotografado pelos turistas provenientes de todos os lugares, lhe foi atribuído esse nome porque a lenda diz que, em tempos remotos, os prisioneiros (atravessando-a) suspiravam na ocasião de ver pela última vez o mundo externo.

Descrição e história[editar | editar código-fonte]

A Ponte dos Suspiros foi construída em Pedra de Istria (em italiano: Pietra D'Istria - um tipo de rocha calcária microcristalina compacta com baixa porosidade, que vem precisamente da península de Istria), em estilo barroco, no início do século XVII sob projeto do arquiteto Antonio Contin, filho de Bernardino Contin e neto de Antonio da Ponte: o construtor da Ponte Rialto, por ordem do doge Marino Grimani, cujo brasão está esculpido na própria ponte.

Esta característica ponte de Veneza, localizada a uma curta distância da Piazza San Marco, atravessa o rio di Palazzo conectando, com uma dupla passagem, o Palazzo Ducale ao Prigioni Nuove, o primeiro edifício do mundo construído para ser especificamente uma prisão. Serviu como passagem para os presos das prisões acima mencionadas para os escritórios dos Inquisidores do Estado para serem julgados.[2]

Cópias da Ponte dos Suspiros[editar | editar código-fonte]

Existem algumas cópias da Ponte dos suspiros em Cambridge e em Oxford, na Inglaterra. Curiosamente, as duas cópias pertencem a faculdades (college) chamadas St. John's.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ponte dos Suspiros (Ponte dei Sospiri)». venezaitalia. Consultado em 2 de Junho de 2016. 
  2. «Ponte dei Sospiri Venezia - Un monumento da visitare». www.venezia.travel 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ponte dos Suspiros