Ponto de interesse
Um ponto de interesse, ou PDI (em inglês POI, Point Of Interest), é uma ponto em uma localização específica que alguém pode achar útil ou interessante. Um exemplo é um ponto na Terra representando a localização do Obelisco Espacial, ou um ponto em Marte representando a localização de uma montanha, como a Olympus Mons.
O termo é normalmente usado na cartografia, especialmente em suas variantes eletrônicas, incluindo os softwares de navegação GIS e GPS. A localização deste ponto é chamada de waypoint.
Um ponto de interesse de um GPS consiste em especificar um ponto mínimo da latitude e longitude do PDI, apesar do nome ou a descrição do PDI ser normalmente incluída também. Outras informações, tais como a altitude ou um número de telefone também poderão ser anexados. As aplicações de GPS tipicamente usam ícones para representar diferentes categorias de PDIs em um mapa graficamente.[1]
Aplicações[editar | editar código-fonte]
As aplicações para PDI são extensas. Tanto em aparelhos de GPS ativos quanto em programas com uso de mapas digitais, os programas para PDI estão cada vez mais sendo disponíveis e estão se expandindo.
Algumas das novas câmeras digitais por exemplo, estão automaticamente etiquetando uma fotografia usando tecnologia Exif com a localização GPS aonde a foto foi tirada. Estas fotos podem ser sobrepostas pelo PDI no mapa digital ou pelas imagens de satélite como ao do Google Earth e serem compartilhadas.
Exemplos[editar | editar código-fonte]
- Pesquisa no Banco de Dados do OpenStreetMap por Postos de Combustíveis no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul: usando a ferramenta OverPass Turbo.
Referências
- ↑ Garmin. «Garmin POI Loader» (em inglês). Consultado em 17 de janeiro de 2008