Porta (automóveis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lado externo da porta de um Ford Taurus 1986

A porta de um automóvel é uma porta, normalmente articulada em sua borda frontal, mas às vezes fixada por outros mecanismos, como trilhos, para entrar e sair do veículo. As portas geralmente integram janelas laterais para visibilidade de dentro do carro e podem ser travadas para proteger o veículo.

As portas do carro podem ser operadas manualmente ou com assistência elétrica fornecida pelo veículo. Portas automáticas podem ser encontradas em minivans, carros de luxo ou carros modificados.

Design geral[editar | editar código-fonte]

As portas do carro são projetadas para facilitar a entrada e saída dos passageiros do carro.[1]

Ao contrário de outros tipos de portas, o lado exterior da porta do veículo contrasta no seu design e acabamento do lado interior, a parte interior é normalmente equipada com um painel de porta que apresenta características decorativas e funcionais.

O lado externo da porta é feito de aço ou outro material como o resto do exterior do veículo. Além disso, o seu aspecto decorativo, tipicamente colorido com um design, destina-se a combinar com o resto do exterior do veículo, sendo o objetivo central aumentar o apelo estético geral do exterior do veículo.

Um veículo normalmente possui dois tipos de portas: portas dianteiras e portas traseiras. Vagamente relacionados estão: capôs ​​e tampas de porta-malas.

Designação do número de portas[editar | editar código-fonte]

Os veículos hatch, perua e SUV são normalmente descritos como modelos de "três portas" ou "cinco portas". No caso de sedãs e cupês, a tampa do porta-malas não é considerada uma porta por definição porque se destina a um compartimento de armazenamento separado - estes automóveis são comercializados como "duas portas" ou "quatro portas".[2]

Tipos[editar | editar código-fonte]

Existem muitos tipos diferentes de portas de veículos, incluindo os seguintes:

Convencionais[editar | editar código-fonte]

Uma porta convencional tem dobradiças na borda frontal da porta e, assim, permite que a porta se mova para fora da carroceria do carro. Estas portas são relativamente seguras, na medida em que se forem abertas durante o movimento para a frente do veículo, a resistência do vento trabalhará contra a porta que se abre e forçará efetivamente o seu fecho.

Suicidas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Porta suicida

Uma porta suicida é articulada em sua borda posterior. O termo "porta suicida" foi cunhado devido ao potencial da porta se abrir quando a trava foi liberada enquanto o carro estava em movimento.

Tesoura[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Portas tesoura

As portas de tesoura giram verticalmente para cima e são articuladas na extremidade do pára-brisa ou próximo a ela. Eles são usados ​​em Lamborghini, Alfa Romeo e outras marcas.

Borboleta[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Portas borboleta

As portas borboleta são semelhantes às portas de tesoura, mas enquanto as portas de tesoura se movem para cima, as portas borboleta também se movem para fora, o que facilita a entrada/saída e economiza espaço.

Asa de gaivota[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Portas asa de gaivota

As portas asa de gaivota são articuladas na borda superior, no teto e não nas laterais. Recebem esse nome porque, ao serem abertas, as portas evocam a imagem de uma gaivota abrindo as asas.

Cisne[editar | editar código-fonte]

As portas cisne funcionam de maneira semelhante às portas de carros convencionais, mas abrem em um ângulo ascendente para ajudar a passar pelo meio-fio, especialmente em carros esportivos mais baixos.

De correr[editar | editar código-fonte]

As portas de correr abrem deslizando horizontalmente ou verticalmente, sendo a porta montada ou suspensa em um trilho. São comumente utilizadas nas laterais de minivans, veículos comerciais leves, micro-ônibus e alguns ônibus, pois permitem uma grande abertura para carga e descarga de equipamentos sem obstruir o acesso.

Desaparecidas[editar | editar código-fonte]

Uma porta desaparecida desliza para baixo e sob o veículo. Este tipo abre toda a lateral do habitáculo, deixando apenas uma soleira para entrar e sair. Um exemplo de carro com portas desaparecidas é o carro-conceito Lincoln Mark VIII.[3]

Referências

  1. Shippen, James. «Analysis of vehicle ingress and egress». xsens.com 
  2. Boris Feldman (13 de abril de 2018). «Carro de 4 ou 5 portas: o porta-malas também entra nessa conta?». AutoPapo 
  3. Thais Villaça (14 de julho de 2022). «Asa de gaivota? Suicida? Conheça 11 tipos (bem) inusitados de aberturas de portas de carro». Globo. Autoesporte 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Porta (automóveis)