Portal:Arquitetura e urbanismo/Em destaque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Panorama da Grande Mesquita de Cairuão, Tunísia

A Grande Mesquita de Cairuão (em árabe: الجامع الكبير بالقيروان; em francês: Grande Mosquée de Kairouan), também chamada Mesquita de Uqueba ibne Nafi (Oqba ibn Nafi), Mesquita de Uqueba ibne Nafi (em árabe: جامع عقبة بن نافع) ou Mesquita de Sidi Oqueba em homenagem ao seu fundador, é uma das principais mesquitas da Tunísia e situa-se na cidade de Cairuão.

Cairuão foi a primeira metrópole muçulmana do Magrebe, tem a reputação de ser o centro espiritual e religioso da Tunísia e por vezes é referida como a quarta cidade santa do islão. A Grande Mesquita é o edifício emblemático da cidade e continua a ser o santuário mais antigo e mais prestigiado do Ocidente muçulmano. Está inscrita desde 13 de março de 1912 na lista de monumentos históricos classificados e protegidos na Tunísia e integra o "conjunto histórico de Cairuão", o qual está classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1988.

Construída por Uqueba ibne Nafi a partir de 670 (ano 50 da Hégira), quando foi fundada a cidade de Cairuão, a mesquita é considerada no Magrebe como o modelo de todas as mesquitas da região, um dos mais importantes monumentos islâmicos e uma obra-prima da arquitetura universal. De um ponto de vista estético, é considerada o mais belo edifício da civilização muçulmana no Magrebe, o que é atestado pelas referências em inúmeras obras e manuais de arte islâmica. Além da sua importância artística, a Grande Mesquita de Cairuão desempenhou um papel primordial na islamização de todo o Ocidente muçulmano, incluindo a Península Ibérica, e na difusão da escola sunita maliquita.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Documentação[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Descrição[editar código-fonte]

Essa predefinição é responsável pela seleção do artigo destacado que será apresentado na página principal do Portal:Arquitetura e urbanismo. Caso venha a ocorrer algum erro no processo de seleção do artigo, a seguinte página Portal:Arquitetura e urbanismo/Aviso será apresentado em seu lugar (avise um dos usuários responsáveis pela manutenção do portal, João Victor Costa ou Luz28 caso isso ocorra!). A princípio esta predefinição não deve ser alterada. Assim,

No momento temos 17 artigos na lista de espera para aparecerem no Portal.

Ver também[editar código-fonte]