Portal:Nova Zelândia/Biografia selecionada/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Helen Elizabeth Clark (26 de fevereiro de 1950) é uma política neozelandesa e chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a terceira mais alta posição da ONU. Clark foi a 37º primeira-ministra da Nova Zelândia, o que conduziu ao quinto governo trabalhista da Nova Zelândia por três mandatos consecutivos entre 1999-2008.

Antes de assumir a liderança do Partido Trabalhista, Clark havia mantido pastas em Saúde, Habitação, Conservação, Trabalho, e de vice-primeira-ministra. Em 1999, Clark tornou-se a primeira mulher democraticamente eleita primeira-ministra da Nova Zelândia. Ela também foi Ministra das Artes, Cultura e Patrimônio, de 1999 até 2008. Igualmente teve responsabilidade ministerial pelo Serviço de Inteligência em Segurança da Nova Zelândia e pelos Serviços Ministeriais. Seus interesses particulares incluíam a política social e assuntos internacionais.

Antes de renunciar do Parlamento em abril de 2009, Clark foi porta-voz trabalhista de Assuntos Exteriores e deputada para o eleitorado Mount Albert, que havia mantido desde 1981. A revista Forbes classificou-a como a 20ª mulher mais poderosa do mundo em 2006.