Saltar para o conteúdo

Posições no futebol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MerlIwBot (discussão | contribs)
Linha 22: Linha 22:
=== Líbero ===
=== Líbero ===
O líbero joga atrás da linha dos centrais. Ele é praticamente um central,só que costuma ser mais defensivo ficando como ultimo homem antes do guarda-redes e fica somente encarregue das sobras.
O líbero joga atrás da linha dos centrais. Ele é praticamente um central,só que costuma ser mais defensivo ficando como ultimo homem antes do guarda-redes e fica somente encarregue das sobras.
e é euma posicaom muito ruim


== Posições do meio-campo ==
== Posições do meio-campo ==

Revisão das 18h34min de 20 de maio de 2012

As quatro principais regiões do futebol.
Um campo de futebol mostrando todas as posições

As posições no futebol designam os jogadores a realizar uma determinada função no campo, buscando explorar as suas principais características, normalmente associada ao esquema táctico utilizado, podendo se dividir em 4 posições base: Guarda-Redes (título em Portugal) ou Goleiro (título no Brasil), Defesa, Médio (título em Portugal) ou Meio-Campo (título no Brasil) e Avançado (título em Portugal) ou Ataque (título no Brasil) [1].

Guarda-Redes (título em Portugal) ou Goleiro (título no Brasil)

Ver artigo principal: Guarda-Redes

O guarda-redes é o único jogador em campo que pode tocar a bola com as mãos e agarrá-la, desde que esteja dentro dos limites da "grande área". O seu objectivo é evitar os golos adversários. Deles são exigidos reflexos apurados e grande flexibilidade [1].

Posições de defesa

A defesa é a linha imediatamente a seguir ao guarda-redes e tem 3 sub-posições [1].

Central (título em Portugal) ou Zagueiro (título no Brasil)

Ver artigo principal: central

O central que dependendo da formação podem ser vários, ocupa a região da grande área defensiva. Grande parte dos centrais costumam ser altos, o que lhes permite cabecear as bolas alçadas contra a área. Contudo, centrais de baixa estatura e com boa técnica são frequentemente vistos em actuação. Nesta posição, costuma-se ver jogadores com grande força e resistência em detrimento das técnicas de drible, típicas de jogadores mais ofensivos, já que a sua função é primariamente a de bloquear as proximidades da grande área mesmo em frente ao guarda-redes.

Laterais (direitos/esquerdos)

Ver artigo principal: Lateral (futebol)

Os laterais são jogadores que actuam pelas laterais do campo e assim estabelecendo a ligação entre a defesa e o meio-de-campo. Eles são, geralmente, jogadores de grande velocidade e resistência pois têm a missão de apoiar o ataque por uma das faixas laterais em todo o campo para além de realizarem cruzamentos e até mesmo de tentarem a finalização. A estes, cabe também a função de defender os avanços adversários pelos lados.

Líbero

O líbero joga atrás da linha dos centrais. Ele é praticamente um central,só que costuma ser mais defensivo ficando como ultimo homem antes do guarda-redes e fica somente encarregue das sobras. e é euma posicaom muito ruim

Posições do meio-campo

Ver artigo principal: Meio-campo

a seguir à linha defensiva, temos o setor intermediário onde jogam os médios divididos em 4/5 sub-posições [1].

Médio Defensivo ou Trinco (título em Portugal) ou Volante ou Cabeça-de-área (título no Brasil)

Ver artigo principal: Médio Defensivo

A posição do volante, trinco ou médio defensivo tem a missão de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, é inserido ora no grupo defensivo, ora no grupo do meio-campo, já que faz a "ponte" entre ambos, participando ativamente em ambos papéis. Funciona como o responsável pela marcação dos meias-de-ligação do adversário, anulando as jogadas ofensivas contra sua equipe, e como um distribuidor do jogo de contra-ataque. Deve ser um jogador com boa capacidade de marcação mas com algumas qualidades ofensivas, para partir para o contra-ataque. No futebol brasileiro, a posição é dividida entre o primeiro e o segundo volante. O 1º volante é aquele jogador que fica mais "plantado" na frente da área, protegendo os centrais. Normalmente os técnicos utilizam o 1º volante para marcar o camisa 10 do adversário. Ele é o principal responsável pela marcação no meio-campo. O 2º volante é o responsável de fazer a saída de bola da equipe. Ele joga mais avançado que o 1º volante. Em algumas equipes, o 2º volante chega ao ataque para finalizar, como elemento surpresa. Ele tem as funções de marcação e armação das jogadas. Normalmente é um jogador de boa qualidade técnica. Ainda, aquele que ocupa a frente dos centrais (1º volante) é chamado cabeça-de-área podendo ser considerado como um central em caso de suspensão ou lesão de um deles.

Médio Ala (título em Portugal) ou Alas (título no Brasil) (direitos/esquerdos)

Ver artigo principal: Ala (futebol)

Os alas nada mais são do que os laterais transportado para o meio-campo, sendo portanto mais livre para atacar. Aparece geralmente em formações com três centrais. É muito similar ao lateral, e muitos laterais já jogaram como alas, e vice-versa.

Médio Atacante (título em Portugal) ou Meia-armador, Meia-de-ligação, Apoiador, Médio ou Médio-centro (título no Brasil)

Ver artigo principal: Médio Atacante

O meia-armador ou meia-de-ligação são considerados os jogadores mais importantes de uma equipe, já que são responsáveis pela criação de lances ofensivos das equipes. Geralmente, os jogadores desta posição recebem a camisa 10, mas, devido ao numeração fixa em alguns países, esta prática vem se dissipando. Diferencia-se dos médios defensivos por ter o costume de avançar sobre a defesa adversária. Tem como características gerais o passe, a habilidade com a bola, capacidade de driblar e, em alguns casos, um bom chute à distância.

Médio Centro

São os jogadores da zona central do terreno de jogo, actuam tanto no ataque como na defesa, mas costumam ficar mais fixos no centro. Podem tanto ajudar bastante a defesa, como preparar o contra-ataque [1].

Meio-campista Lateral, direito ou esquerdo (no Brasil)

O meio-campista lateral é comum na adopção de esquemas que se utilizam de uma linha de jogadores no meio, criado na Europa no início do século XX. Ligam pelos lados os defesas laterais e com o trinco, permitindo a progressão lateral do jogo rumo ao ataque. Assim, os médios-laterais percorrem frequentemente cerca de dois terços do campo e constituem uma peça fundamental do jogo ofensivo. Os meias-laterais costumam ser rápidos, ter uma forte arrancada (aceleração) e, também, bom drible, além de ter que realizar cruzamentos e remates a gol. São uma espécie de ala desempenhado por jogadores mais habilidosos, normalmente, capazes de desempenhar funções de ataque pelo meio-campo e sem ter grande técnica de marcação. No futebol moderno, é necessário que estes jogadores recuem no terreno para ajudar a defender.

Meia-atacante, Meia Ofensivo ou Médio Ofensivo (no Brasil)

Numa posição intermediária entre o meio-campo e o ataque, encontram-se os meias-atacantes. Ao contrário dos armadores, cuja função principal é criação, o meia-atacante divide entre criação e ataque com mais efetividade, uma vez que atuam mais próximos aos atacantes. Também costumam receber a camisa 10. Acredita-se que esta posição foi desenvolvida na Itália, onde recebe o nome de trequartista. Na Argentina, é conhecido como enganche. São representados nos esquemas táticos pelo "1", antes dos atacantes, como em 4-3-1-2, sendo assim chamado vulgarmente no Brasil também como o um.

Posições de ataque

Ver artigo principal: Atacante (futebol)

Nos avançados encontram-se 3 sub-posições [1].

Avançado Lateral ou Extremo (título em Portugal) ou Ponta (título no Brasil)

Também conhecido por ponta, é o atacante que se movimenta mais, normalmente abrindo para as pontas do campo, para puxar a marcação ou para buscar o jogo no meio-de-campo, quando a marcação da defesa é mais forte. Também pode se manifestar na lateral e no centro do campo. Há o ponta direita e o ponta esquerda

Segundo Avançado (título em Portugal) ou Segundo Atacante (título no Brasil)

Ver artigo principal: Segundo avançado

Os segundo atacantes, ou segundo avançados, são os atacantes que tipicamente manipulam e culminam a jogada. São os avançados que se movem pelo gramado, buscando possibilidades de penetrar à defesa. Tem como características a velocidade, o domínio de bola, o drible, o passe, a finalização e também o cruzamento, apesar de que em muitos casos, são raros os jogadores que dominam todos esses aspectos. Este é o atacante que, em algumas situações, pode voltar para ajudar na marcação.

A função do segundo avançado é penetrar a defesa movendo a bola se possível chutando de fora da área.

Ponta-de-Lança (título em Portugal) ou Centroavante ou Avançado-centro (título no Brasil)

Ver artigo principal: Ponta-de-Lança

O ponta-de-lança é o jogador que recebe a função de finalizar as jogadas, isto é, marcar os gols. Este jogador costuma não se movimentar muito, ficando muitas vezes isolado no ataque com os centrais e guarda-redes adversários. As suas características de jogo são o chute, o cabeceio e a colocação dentro de área. Geralmente, este jogador recebe a camisa 9. Numa distribuição abrangente do jogo, a área de mobilidade ronda a meia-lua e "grande área" do adversário.

Referências

  1. a b c d e f «As posições». Maia digital. Consultado em 15 de outubro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)