Saltar para o conteúdo

Potó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
m passar para Info/Taxonomia, replaced: {{taxocaixa → {{Info/Taxonomia utilizando AWB
Linha 25: Linha 25:


==Curiosidades==
==Curiosidades==
Em certas localidades do Brasil, principalmente no [[Ceará]], o percevejo [[Maria-fedida]] é confundido com o tão temido potó. Este percevejo exala um odor desagradável, porém não causa queimaduras.
Em certas localidades do Brasil, principalmente no [[Ceará]], o percevejo [[Maria-fedida]] é confundido com o tão temido potó. Este percevejo exala um odor desagradável, porém não causa queimaduras.ele tambem pode ser visto no Ymalaia onde vivem a maior parte do tempo


[[Categoria:Coleoptera]]
[[Categoria:Coleoptera]]

Revisão das 18h57min de 17 de março de 2014

Como ler uma infocaixa de taxonomiaPotó

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Staphylinidae
Gênero: Paederus
 Espécie = Paederus irritans

O paederus irritans é um inseto da Ordem Coleoptera, família Staphylinidae, esta ordem engloba besouros e escaravelhos, mas este indivíduo se difere muito dos outros membros da família pois seu corpo pequeno e roliço lembra mais uma formiga que um besouro.

A ordem Coleoptera, da família Staphylinidae, engloba besouros e escaravelhos conhecido como inseto errante, distribuído por todo o mundo, que se alimenta de material putrefato, seja animal ou vegetal, algumas espécies comem formigas, outras cupins, de tal modo que são úteis para o equilíbrio ecológico. Eles pertencem ao gênero Paederus, também chamados de insetos que provocam bolhas, gênero que agrupa 8(oito) espécies, bastante numerosos na primavera, verão e em épocas de chuvas.

Características

Ao observarmos o potó vemos cabeça e tórax de coloração enegrecida assim como o abdomen, sobre o qual há partes entremeadas de cor amarela. Temos um par de antenas emergindo da cabeça e outras do abdome , com presença de pêlos, o que faz ele se locomover feito um escorpião; além disso, possui um par de pequenas asas posteriores, o que lhe possibilita voar.

O inseto é muito conhecido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil onde é temido pois dentro dos seus fluidos existe uma substância - a pederina, que em contato com a pele do homem provoca necrose cutânea. O grande problema é que quando o inseto pousa sobre a pele da pessoa, esta inadvertidamente bate sobre o inseto contra pele, no intuito de matá-lo, justamente o bastante para a liberação da substância pederina, ocasionando assim as lesões de inflamação, formação de bolhas e feridas abertas, geralmente em áreas expostas do corpo, tais como braços, ante-braços, face e pescoço.

Habitos

O potó é um inseto de hábito noturno por isso a ocorrência de sua queimadura acontece geralmente quando a vítima está dormindo. É no pescoço o local de maior incidência de lesões pelo fato do inseto possuir pequenas asas posteriores, fazendo vôos pequenos. Na face, pode provocar prejuízo maior se próximo aos olhos. Não só no campo se verifica grande incidência deste inseto como também no mar, nas plataformas petrolíferas, dificultando o trabalho dos funcionários já que as lesões são muito dolorosas.

Curiosidades

Em certas localidades do Brasil, principalmente no Ceará, o percevejo Maria-fedida é confundido com o tão temido potó. Este percevejo exala um odor desagradável, porém não causa queimaduras.ele tambem pode ser visto no Ymalaia onde vivem a maior parte do tempo