Poutine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Poutine
Poutine servido no restaurante La Banquise, Canadá
Tipo Prato principal
País Canadá
Região Quebec
Criação Anos 1950
Temperatura ao servir Quente
Ingrediente(s)
principal(is)
Batata frita, molho de carne, queijo coalho
Variações Várias
Receitas: Poutine   Multimédia: Poutine

O poutine é um prato canadense originário da província de Quebec, consistindo de batatas fritas e queijo coalho coberto com um molho marrom.[1] O prato surgiu no final da década de 1950 na área central da província de Québec e há muito tem sido associado à culinária dessa região. Por muitos anos esse prato foi ridicularizado e criticado negativamente, culminando à estigmatização da sociedade quebequense. No entanto, desde meados dos anos 2000, o poutine foi reverenciado como um símbolo do orgulho cultural quebequense, e sua ascensão levou à popularidade fora da província, especialmente no centro do Canadá e na região nordeste dos Estados Unidos[2].

Celebrações anuais do poutine ocorrem nas principais cidades da província de Qubec (Montreal, Quebec City e Drummondville) assim como em Toronto, Ottawa, Chicago e Manchester. Atualmente, superado o preconceito e estigmatização, o poutine é frequentemente identificado como uma comida tipicamente canadense e tem sido referido como "prato nacional do Canadá", embora hajam criticas quanto esta rotulagem, por suposta apropriação cultural indevida da cultura quebequense[2].

Referências

  1. «Poutine La Banquise». Poutine La Banquise (em inglês). Consultado em 26 de setembro de 2016. 
  2. a b Fabien-Ouellet, Nicolas (2016). «Poutine Dynamics». Cuizine: The Journal of Canadian Food Cultures (em inglês). 7 (2). ISSN 1918-5480. doi:10.7202/1038479ar