Pragmática Sanção de 1713

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pragmática assinado pelo imperador Carlos VI, em 1713.

A Pragmática Sanção de 1713 (em latim Pragmatica Sanctio) foi um édito promulgado por Carlos VI,[1] Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, a 19 de abril de 1713, com o objectivo de assegurar que as possessões hereditárias da Casa de Habsburgo poderiam ser herdadas por um descendente do sexo feminino, garantindo em simultâneo a sua indivisibilidade. O édito não afectava o cargo de imperador do Sacro Império que, apesar de desde há séculos ser exercido por Habsburgos, era electivo e não hereditário.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Desde o seu casamento em 1708, Carlos e sua esposa Isabel Cristina desejavam um filho varão, o que não tinham conseguido. Sendo Carlos o único sobrevivente masculino da Casa de Habsburgo, já que o seu irmão mais velho José I tinha falecido sem deixar descendência masculina, a única solução plausível capaz de manter a linhagem reinante era a ascensão ao trono de uma mulher. Sendo que a Lei Sálica impedia essa herança, Carlos necessitava de medidas extraordinárias para evitar uma disputa sucessória, como havia sucedido em Espanha.

Promulgada a Pragmática Sanção, Carlos foi de facto sucedido por sua filha mais velha, Maria Teresa (nascida em 1717). Contudo, e apesar da promulgação deste édito, a sua ascensão ao trono em 1740 desencadeou a Guerra de Sucessão Austríaca.

Notas

  1. «Pragmática Sanção de 1713». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 22 de novembro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre história da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.